Albergaria – a – Velha: Literacia financeira e sustentabilidade em destaque

Neste momento, cerca de 700 estudantes dos vários ciclos do ensino participam na 11.ª edição da Academia Empreende +, o programa de empreendedorismo escolar promovido pelo Município de Albergaria-a-Velha em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e da Branca, Colégio de Albergaria-a-Velha e Jobra.

Sempre atento às grandes questões da atualidade, o projeto está, este ano letivo, a dar especial ênfase aos temas da literacia financeira e da sustentabilidade ambiental e social, numa perspetiva de capacitar os mais jovens para os desafios do futuro e torná-los cidadãos mais participativos.

No 1.º Ciclo, 200 alunos participam em “Uma Aventura com o Gaspar no Mundo dos Números”. As 12 turmas estão a aprender conteúdos relacionados com o Euro, a distinção entre desejos e necessidades, conceitos de poupança, despesas e rendimentos, bem como os diferentes métodos de pagamento. Em junho, terá lugar o evento final, no qual os alunos demonstrarão as aprendizagens efetuadas sobre literacia financeira.

“Mudar o Mundo em Albergaria-a-Velha” é o mote do programa dirigido aos 105 estudantes participantes do 2.º Ciclo. Aqui, os mais novos são desafiados a refletirem sobre problemas sociais ou ambientais que os preocupam e, com base nestes, pensarem em soluções inovadoras.

Os 32 alunos do 3.º Ciclo envolvidos no Concurso de Ideias Desafi@te debruçam-se sobre o tema da economia circular e sustentabilidade. Para o seu projeto inovador ganhar forma e ficar bem estruturado, o Município promove três bootcamps – ideação, prototipagem e comunicação – que prepara os jovens para o evento final, onde as melhores ideias serão premiadas.

Um Concurso de Ideias, neste caso, o #Faz o teu Futuro, também molda o programa da Academia Empreende+ para os alunos do Ensino Secundário e Profissional. Mas antes, 341 alunos de 15 turmas estão a participar em sessões de Capacitação em Literacia Financeira com os seguintes temas: objetivos de vida e gestão do orçamento pessoal; impostos locais, nacionais e contribuições; poupança, fundo de emergência e investimentos; fases da vida e poupança reforma.

Quem quiser dar o passo seguinte e conceber uma ideia de negócio, pode apresentar a sua candidatura ao concurso #Faz o teu Futuro. Os alunos das 12 ideias de negócio selecionadas terão uma fase de capacitação constituída por 2 bootcamps e mentoria, com a apresentação pública a coroar os meses de trabalho intenso.

Recorde-se que o projeto Academia Empreende+ foi distinguido pelo Programa Europeu URBACT como uma Boa Prática, na sequência da decisão do Comité de Acompanhamento. Foram reconhecidas, ao todo, 116 iniciativas urbanas consideradas impactantes, participativas, integradas, relevantes e de fácil transferência para outras cidades europeias.