GNR iniciou em Cantanhede Campanha Floresta Segura 2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou em Cantanhede na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, um conjunto de ações de sensibilização junto das populações, aconselhando-as sobre os critérios de gestão de combustível junto das habitações e fiscalização das zonas rurais no âmbito da prevenção e deteção de incêndios rurais.


A “Campanha Floresta Segura 2025” desta força de segurança visa fortalecer a capacidade de resposta do sistema de gestão integrada de fogos rurais, minimizando o risco de incêndios e protegendo as populações e os recursos florestais.

O sucesso da operação dependerá da cooperação interinstitucional, do envolvimento da comunidade e da utilização eficaz dos meios tecnológicos e humanos disponíveis.


Esta ação assenta em dois pilares fundamentais: prevenção e monitorização, sendo o objetivo central da operação garantir a segurança das populações e a preservação do património florestal, através de uma abordagem integrada e coordenada entre várias entidades.


Nesta matéria, o Município de Cantanhede, em consonância com o planeamento prévio definido no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, tem promovido anualmente ações de gestão de combustível em áreas da sua responsabilidade, em todas as freguesias do concelho, tendo concluído a execução de todas as faixas de gestão de combustível da rede viária florestal em 2023, num total de 323.91 hectares.

Durante o ano de 2024 foi efetuada manutenção dessas mesmas faixas, num total de 197 hectares, estando prevista a manutenção da restante área até ao final do mês de maio.

Este trabalho tem como objetivo reduzir os fatores que favorecem a ocorrência e a propagação dos incêndios rurais, mas também reforçar o compromisso da autarquia para com a segurança da comunidade e a preservação do ambiente.


Recorde-se que, ao longo dos últimos seis anos, a Câmara Municipal de Cantanhede tem vindo a realizar trabalhos de silvicultura preventiva com o intuito de diminuir a carga de combustível, bem como tornar o território mais resiliente aos incêndios rurais.


No decorrer da sua atividade diária, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede resolveu 92 situações em incumprimento por falta de gestão de combustível junto a edificações, após notificações com cominação e efetuou a análise de 154 exposições relativas a falta de gestão de combustível e ou insalubridade.