Bolsa de Empregabilidade do Centro juntou talento e oportunidades na área do turismo

Terceira edição da iniciativa em Coimbra foi um sucesso, juntando 42 empresas que procuram trabalhadores no Turismo e mais de 1000 candidatos a empregos no setor.

A terceira edição da Bolsa de Empregabilidade do Centro, que decorreu hoje no Convento São Francisco, em Coimbra, constituiu um enorme sucesso para todos os participantes, permitindo o contacto direto entre as empresas empregadoras na área do turismo e os muitos candidatos que desejam trabalhar no setor.

Durante todo o dia, mais de mil candidatos inscritos – mais concretamente 1100 – tiveram oportunidade de conhecer as ofertas de 42 empresas disponíveis para contratar. Os participantes incluíram estudantes de instituições de ensino superior e profissional nas áreas do turismo, desempregados referenciados pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, e profissionais de outros setores interessados em novas oportunidades.

A terceira edição da Bolsa aconteceu na sequência do sucesso das edições anteriores e resultou de uma organização conjunta do Fórum Turismo e da Turismo Centro de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, do Turismo de Portugal e da empresa Merytu.

Sessão de abertura reuniu protagonistas do setor

A Sessão de Abertura contou com a presença de Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Catarina Paiva, vogal da Turismo de Portugal, e António Costa, delegado regional do Centro do IEFP, além de António Marto, do Fórum Turismo, responsável pela organização deste encontro.

Na sua intervenção, António Marto agradeceu a presença de todos e destacou o crescimento do evento: “Quando criei a Bolsa de Empregabilidade, há 9 anos, nunca pensei que atingisse a expressão e até a internacionalização que hoje alcançou”. O organizador sublinhou ainda a importância dos profissionais: “O turismo não depende apenas dos empresários, das unidades hoteleiras ou dos ativos turísticos. Depende, sobretudo, dos profissionais – do seu valor, qualidade de serviço, simpatia e empatia. É por eles que este evento existe”.

Anabela Freitas apresentou números que demonstram a importância do setor para a região e elogiou a realização do evento: “O Centro de Portugal registou em 2024 perto de 8,4 milhões de dormidas e cerca de 50 milhões de euros de proveitos, o que demonstra a força deste setor económico na região. Mas não há turismo sem empresas e não há turismo sem recursos humanos qualificados, por isso este evento é fundamental”. Sobre o fator diferenciador de Portugal como destino, afirmou: “Acima de todos os produtos-âncora, de todos os produtos turísticos que o nosso país pode oferecer, temos algo que nos distingue dos outros destinos turísticos e que é muito nosso: sabemos receber bem. Mas a este saber receber bem, temos de aliar a qualificação da experiência, que só se consegue com a qualificação dos recursos humanos. Porque há algo que não podemos esquecer: o turismo é uma atividade de pessoas para pessoas”.

José Manuel Silva, por sua vez, realçou a importância do setor para a economia local e nacional: “O turismo tem sido um pilar do crescimento económico em Portugal. Em Coimbra, queremos consolidar-nos como uma referência nesta área. Somos uma cidade de talentos, e esse capital humano é a nossa maior riqueza”.

António Costa abordou os desafios do mercado de trabalho no turismo, sublinhando a importância das competências: “O setor do turismo é um dos setores que melhor resume a constelação de competências, como o conhecimento de línguas e as atitudes pessoais, que são necessárias para enfrentar hoje o mundo do trabalho”. O responsável do IEFP salientou ainda a importância de eventos como este: “Eventos como os de hoje, que promovem o contacto com o mundo do trabalho, com profissionais, que medeiam entre a escola e o mundo do trabalho, são fundamentais”.

Catarina Paiva transmitiu uma mensagem de otimismo aos jovens presentes:  “Quero deixar uma palavra de confiança e otimismo para os jovens que aqui estão hoje e que estão a apostar as suas carreiras no setor do turismo, um setor em que é possível fazer uma carreira com muito futuro. Da parte do Turismo de Portugal, lembro que, nas 60 medidas publicadas para acelerar a economia, o eixo do talento é absolutamente estratégico”.

Bolsa de Empregabilidade: ponte entre talento e oportunidade

A Bolsa de Empregabilidade é organizada pelo Fórum Turismo, hub de contratação em Turismo. Esta edição em Coimbra reuniu 42 empresas de hotelaria, restauração, recursos humanos e animação turística, reforçando o seu papel enquanto plataforma que junta os talentos e os empregadores.

Além das oportunidades de recrutamento, o evento incluiu momentos formativos e de networking, como uma mesa-redonda promovida pela AHRESP, uma Oficina de Gastronomia Histórica, da Escola de Hotelaria de Coimbra, e uma Mentor Hour sobre preparação para entrevistas, dinamizada por Maria Silva, da SkillUp.