Atleta de 71 anos morre durante prova de trail na Serra da Estrela

Um atleta de 71 anos perdeu a vida este sábado, 10 de maio, durante uma prova de trail de longa distância que decorria na Serra da Estrela, na zona da Lagoa do Serrano, freguesia de Loriga, concelho de Seia. A vítima, um participante experiente e conhecido no circuito nacional, sofreu uma paragem cardiorrespiratória numa fase intermédia da competição, tendo os esforços de reanimação revelado-se infrutíferos.

A tragédia ocorreu durante a prova de 50 quilómetros do circuito português de trail ultra, que integrava centenas de atletas em diversos percursos pelas paisagens da serra. Segundo Armando Teixeira, diretor da organização, “o atleta começou a sentir-se mal e caiu inanimado numa zona de percurso relativamente fácil”. O alerta foi dado pelas 12h05, tendo sido prontamente acionados todos os meios de emergência.

“O atleta foi assistido de imediato por outros participantes, por um médico presente no local e, de seguida, pelas equipas de socorro que se deslocaram com rapidez. Apesar de todos os esforços, infelizmente, não foi possível reverter a situação”, lamentou Armando Teixeira, que expressou condolências à família e amigos da vítima, bem como à comunidade do trail.

O incidente, embora grave, foi antecedido da suspensão da prova cerca de 30 minutos depois, pelas 12h30, devido à degradação acentuada das condições meteorológicas. O responsável da organização fez questão de sublinhar que os dois acontecimentos não estão relacionados.

“Tivemos dois episódios distintos. O óbito do atleta ocorreu antes da decisão de interromper a prova, e nada teve a ver com as condições meteorológicas”, garantiu o diretor. O cancelamento foi motivado por questões de segurança, face à previsão e ocorrência de chuva intensa, neve e nevoeiro que tornaram perigosa a permanência dos atletas fora dos postos de abastecimento.

No local estiveram mobilizados 13 operacionais e cinco viaturas, segundo fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela. O corpo da vítima foi transportado para o Instituto de Medicina Legal do Hospital da Guarda.

A prova, marcada por um ambiente de consternação, deixa em luto a comunidade do trail running nacional.