Desde a sua implementação a 2 de maio de 2018, o Programa de Desporto Adaptado de Albergaria-a-Velha já proporcionou 5194 treinos/aulas a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, bem como a participação dos seus atletas em 90 encontros por todo o país. Atualmente, o projeto, implementado pela APPACDM de Albergaria-a-Velha em parceria com o Município abrange 86 participantes entre os 7 e os 70 anos.
Os resultados do programa foram apresentados na sessão comemorativa do 7.º aniversário, no dia 9 de maio, que se realizou no Cineteatro Alba, e contou com a presença do Executivo Municipal, da Presidente da APPACDM de Albergaria-a-Velha, Isabel Fonseca, do Vice-Presidente da ANDDI – Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, Alberto Costa, de técnicos, pais e atletas do programa.

O Programa de Desporto Adaptado abarca as vertentes educativa, recreativa e competitiva e procura fomentar o desenvolvimento das capacidades de cada participante, potenciando a sua individualidade e promovendo a sua participação na sociedade. Para o Município, o desporto transforma a vida das pessoas com necessidades especiais, mas também reeduca a sociedade sobre igualdade e empatia.
“O desporto adaptado é facilitador da inclusão”, referiu Catarina Mendes, Vereadora da Educação e Ação Social; no entanto, o “ganho” não é só para quem pratica, dado que a comunidade também beneficia com esta abertura e a implementação de políticas públicas com forte impacto na felicidade geral.
Alberto Costa, Vice-Presidente da ANDDI, destacou ainda que a prática desportiva permite a muitos utentes saírem da sua instituição, da sua “zona de conforto” e ter maior presença na sociedade.

Na sessão, houve espaço para a partilha de experiências de famílias e de participantes no Programa de Desporto Adaptado e as opiniões foram concordantes na importância do projeto, não só para o desenvolvimento de capacidades motoras, mas também de competências sociais e de autoestima. Conviver e “pertencer ao grupo” é enriquecedor, partilhou uma mãe.
A encerrar a sessão comemorativa, sopraram-se as velas do bolo de aniversário, desejando os maiores sucessos para um projeto de forte impacto social, cultural e educacional.