Proteção Civil desmente falta de helicópteros e garante ter 29 aeronaves operacionais

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) veio esta sexta-feira, 16 de maio, negar de forma categórica a informação avançada pela CNN Portugal que dava conta de uma alegada indisponibilidade total de helicópteros ao serviço da Proteção Civil.

Em comunicado enviado às redações, e a que a Televisão do Centro (TVC) teve acesso, a ANEPC esclarece que “estão atualmente operacionais 29 aeronaves, de um total de 32 contratadas”, sublinhando que apenas três se encontram temporariamente inoperacionais “por motivos documentais devidamente identificados e em processo de resolução”.

A nota detalha que o dispositivo aéreo disponível inclui 15 helicópteros ligeiros, 10 aviões anfíbios médios, dois helicópteros de coordenação aérea e dois aviões de avaliação e reconhecimento. A autoridade afirma que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) está “a funcionar de acordo com o previsto para esta fase do ano”, garantindo os meios necessários para a prevenção e o combate a incêndios, bem como para a segurança das populações.

Este esclarecimento surge na véspera de um fim de semana em que se prevêem temperaturas elevadas e risco acrescido de incêndio em várias regiões do país. A ANEPC reafirma que mantém o dispositivo “plenamente operacional e em prontidão” para dar resposta a qualquer eventualidade.