Lamego palco da entrega dos Prémios da Associação de Assembleias Municipais

O Salão Nobre dos Paços do Concelho do Município de Lamego foi o local escolhido para a entrega dos “Prémios ANAM”. 

A ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais criou esta distinção com o objetivo de reconhecer a nível nacional artigos, estudos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar, com temas que valorizem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização democrática dos municipais.
Os premiados são distinguidos em três categorias: o prémio Boas Práticas nas Assembleias Municipais (que destaca projetos inovadores das assembleias), o prémio Trabalhos de Âmbito Escolar (que reconhece iniciativas escolares que promovem a cidadania ativa) e o Prémio Dr. José Manuel Pavão (que distingue investigações académicas ou jornalísticas sobre o poder local). O Município de Lamego já foi premiado em duas ocasiões anteriores.

A Vice-Presidente do Município de Lamego, Catarina Ribeiro, fez o discurso de abertura da sessão e afirmou: “É com enorme satisfação que recebemos esta entrega de prémios, uma iniciativa que celebra o melhor do poder local, da educação e da investigação, três pilares fundamentais para uma sociedade. Não tenho dúvidas que, quando unimos esforços, formamos um mundo mais justo e mais premiado”.

“A ANAM existe com o grande propósito de nos capacitar a todos. A cidade de Lamego já foi premiada pelo jogo de tabuleiro para crianças “Jovem Autarca” que desenvolvemos, e é uma enorme honra recebermos na cidade com mais pergaminhos do Douro, a cerimónia que premeia outros projetos”, acrescentou Ricardo Morgado, Presidente da Assembleia Municipal do Município de Lamego.

A cerimónia reuniu autarcas, autores dos projetos distinguidos, membros da ANAM e convidados institucionais, num momento de reconhecimento público e celebração do poder local, no mês em que se celebra o 9.º aniversário da ANAM. O evento terminou com uma atuação dos alunos da Academia de Música de Lamego.