Desde o início da sua implementação em 2024, o projeto municipal “Albergaria A-Verde A Recolher os Biorresíduos” já recolheu cerca de 180 toneladas de biorresíduos, evitando que estes fossem parar a aterros sanitários.
Em abril do ano passado, o Município distribuiu 40 contentores de 120 litros em estabelecimentos de ensino, instituições particulares de solidariedade social, restaurantes e padarias do centro de Albergaria-a-Velha, previamente sensibilizados para as regras de deposição. A recolha tem sido diária, de segunda-feira a sábado.
De forma a reduzir o desperdício e promover a reciclagem nos grandes eventos locais, o Município colocou também contentores de recolha de biorresíduos nas 9 tasquinhas da Albergaria Convida – Feira Regional de Artesanato e Gastronomia, que decorreu de 3 a 6 de julho, tendo sido ainda criada uma zona de deposição exclusiva para este tipo de resíduos. A adesão das coletividades e associações, que dinamizavam as tasquinhas, a esta nova prática foi elevada.
Os biorresíduos estão presentes no nosso dia-a-dia, quando deitamos fora os restos da preparação dos alimentos e os restos de comida; compõem quase 37% do caixote do lixo comum, pelo que a sua separação e reencaminhamento para centros de compostagem reduze substancialmente o depósito nos aterros sanitários e a consequente produção de maus odores. O composto produzido à base do tratamento de biorresíduos é utilizado na agricultura, reduzindo a necessidade de utilização de fertilizantes sintéticos, contribuindo para um meio ambiente mais saudável.
A prevenção e a recolha seletiva dos biorresíduos contribui para o cumprimento de metas europeias de desvio ou de reciclagem, bem como para a ambição do país em termos do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050. Em Albergaria-a-Velha, a recolha de biorresíduos constitui mais uma medida implementada do PAPERSU – Plano de Ação Municipal do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2030.