ASAE tem vindo a vigiar a venda de bilhetes com preços inflacionados para este concerto em Coimbra, em maio de 2023. Já em setembro passado, outras duas pessoas tinham sido detidas pelo mesmo crime.
Mais duas pessoas foram detidas pelo crime de especulação na venda de bilhetes para o concerto dos Coldplay, informou, esta quarta-feira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Em comunicado, a que a TVC teve acesso, a ASAE refere que “a venda dos mencionados bilhetes estava a ser promovida nas redes sociais pelos dois detidos, a preços muito acima do seu real valor facial“.
Foram apreendidos três bilhetes para este evento. Dois deles tinham o valor unitário facial de 120 euros, mas estavam a ser transacionados por 320 euros. O terceiro bilhete era de 65 euros e estava a ser comercializado por 120 euros. “No total, se a venda dos três bilhetes se concretizasse, o valor especulado seria de 455 euros”, pode ler-se na nota.
A presente fiscalização deu origem a “dois processos-crime”. Um dos destes foi suspenso provisoriamente pelo tribunal por quatro meses, “na condição do arguido proceder ao pagamento a título de injunção, do valor de 200 euros”.
No que diz respeito ao segundo arguido, “foi determinado que o processo transitasse para a fase de inquérito”.
A ASAE volta a alertar, no mesmo comunicado, que os consumidores devem “evitar a aquisição de bilhetes acima do seu valor oficial, uma vez que essa venda constitui um crime de especulação, punido com pena de prisão de seis meses a três anos”.