PubhD Coimbra comemora oito anos de comunicação de ciência com sessão especial de aniversário

O PubhD Coimbra, iniciativa de comunicação de ciência que reúne estudantes de doutoramento da Universidade de Coimbra (UC) a partilharem os seus projetos de investigação no ambiente informal de um bar, está a comemorar o seu 8.º aniversário. A data é assinalada com uma sessão especial, na próxima quinta-feira, dia 25, a partir das 21h00, no Liquidâmbar.

Implementando um modelo já em voga em outros países, a iniciativa PubhD chegou a Coimbra no outono de 2017 (no contexto do congresso anual de profissionais de comunicação de ciência da rede SciComPT), com um conceito simples: juntar num bar estudantes de diferentes áreas do saber para apresentarem os seus trabalhos de doutoramento a um público diversificado, sem utilizarem recursos audiovisuais.

“A ideia do PubhD é apresentar a ciência e a investigação – neste caso, de projetos de doutoramento – no contexto de um bar, de uma forma muito informal (os estudantes podem levar um jogo ou objeto, cantar, tocar guitarra…). E que as pessoas na audiência possam interagir com a ciência, muitas vezes sem estarem à espera”, resume Sara Amaral, da equipa fundadora do projeto.

Oito anos depois, a iniciativa consolidou-se: mantém sessões mensais, na última quinta-feira de cada mês (durante o ano letivo), no Liquidâmbar. E o balanço é muito positivo. “O PubhD teve uma enorme aceitação na cidade. Contámos com mais 150 oradores e mais de 50 sessões, com mais de 1700 participantes”, conta Sara Amaral. 

Por isso, é altura de celebrar o 8.º aniversário com uma sessão especial, que além das tradicionais apresentações de estudantes de doutoramento – desta vez, uma da área de Antropologia e outra de Biologia Experimental e Biomedicina – vai contar com momentos de “apresentação e balanço do projeto e com uma mesa-redonda com comunicadores de ciência e antigos oradores do PubhD Coimbra”, explica Bárbara Santos, da atual equipa coordenadora do projeto. 

A responsável espera ampla participação da comunidade de doutorandos – lembrando que este “é um espaço onde, por vezes, nos fazem questões que nunca nos surgiram em contexto académico e que até podem mudar o rumo da investigação” –, mas também de público não-especializado, porque “todas as perguntas são válidas no contexto do PubhD”.

A sessão especial de comemoração do 8.º aniversário do PubhD Coimbra está inserida no programa da Noite Europeia dos Investigadores 2025 e tem entrada gratuita (tal como todas as sessões regulares).

O PubhD Coimbra conta com o apoio do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC.