Viseu acolhe comemorações do Dia Distrital do Bombeiro

Iniciativa integra o 50º aniversário da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu e será assinalada a 23 de novembro. Município e Federação assinaram hoje Protocolo que estabelece a cooperação de ambos na organização do evento.

No próximo dia 23 de novembro, Viseu será palco da celebração do Dia Distrital do Bombeiro, uma iniciativa integrada no programa comemorativo dos 50 anos da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu.

No edifício dos Paços do Concelho foi hoje assinado o Protocolo de Colaboração entre o Município de Viseu, na pessoa do seu Presidente da Câmara, João Azevedo, e a Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, representada pelo seu Presidente, José Albuquerque. Este Protocolo traduz e formaliza a cooperação entre ambas as entidades para a realização deste evento.

“Esta é, certamente, uma celebração muito importante para o território viseense e, sobretudo, para todas as Corporações e Bombeiros do distrito”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo.

“A Proteção Civil e a Segurança são prioridades para este Executivo. Estamos a trabalhar, desde o primeiro dia, para assegurar uma estrutura orgânica coesa, robusta e ainda mais especializada. Por outro lado, e em diálogo estreito com as diversas entidades da área, estamos a pensar o território num todo, procurando criar condições para que estes homens e mulheres possam trabalhar dignamente, com meios qualificados à disposição”, concluiu o autarca viseense.

O Dia Distrital do Bombeiro visa evocar e homenagear todos os bombeiros, homens e mulheres que, diariamente, e com enorme empenho e abnegação, exercem a sua atividade em prol da proteção e socorro de toda a comunidade.

Em Viseu, o dia das comemorações terá início pelas 10H30, na Avenida 25 de Abril, com um desfile apeado e motorizado, representativo das diversas áreas de atuação das Corporações de Bombeiros do Distrito, que percorrerá ainda o Rossio e a Avenida Dr. António José de Almeida até ao Multiusos de Viseu. Serão mais de 400 os bombeiros envolvidos e cerca de 50 os veículos que irão desfilar.

Já neste equipamento municipal, realizar-se-á, a partir das 15H30, a Sessão Solene Evocativa, no âmbito da celebração do 50º aniversário da Federação.