Espetáculo de marionetas em estreia no Teatro Aveirense

A estreia absoluta de Precópio, o novo espetáculo da Red Cloud Teatro de Marionetas, vai marcar a programação do Teatro Aveirense nos dias 5 a 7 de dezembro, com sessões às 21h30, 17h00 e 18h00, respetivamente. Uma peça com encenação e texto de Jorge Louraço Figueira, em que a história política de Portugal assume protagonismo.  

O espetáculo usa o nome do Bar Procópio, casa noturna de Lisboa em cujas mesas se conspirou, até altas horas da madrugada, nos anos a seguir ao 25 de Abril. O bar lisboeta foi inaugurado em 1972 e recebeu o nome do mais antigo café de Paris, Le Procope, tendo por lá passado as principais figuras da cena política nacional, com especial destaque para os tempos em que se definiu o regime democrático.

Ao longo de uma hora, e tendo o bar como quartel-general, são contadas as voltas e reviravoltas que o país sofreu entre 11 de março e 25 de novembro de 1975, passando pelo famoso Verão Quente. Pelas mesas do espaço passam os principais episódios desse ano vertiginoso, numa sequência de números animados, com música e vídeo, criados a partir do absurdo das situações. Foi nesse caos criativo que se inventou o Portugal contemporâneo e a história é contada através de marionetas, numa mistura de grand guignol e mini cabaré.

Esta nova criação da Red Cloud Teatro Marionetas, estrutura sediada em Aveiro, é coproduzida pelo Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro.