O Parque Biológico da Serra da Lousã preparou um programa especial de Natal que convida famílias e visitantes a viver esta época festiva de forma consciente e solidária, entre os dias 19 e 24 de dezembro. Sob o mote “Natal com Propósito”, a iniciativa propõe um conjunto de atividades que cruzam natureza, criatividade, educação ambiental e inclusão social, num cenário único no coração da Serra da Lousã.
Integrado no Trivium — que reúne o Parque Biológico, o Espaço da Mente e o Templo Ecuménico Universalista —, o Parque afirma-se como uma importante âncora turística e social para os concelhos da região, promovendo um modelo de turismo com propósito, onde o lazer se alia à sustentabilidade e à inclusão.
Ao longo destes dias, os visitantes poderão participar em ateliers criativos, experiências sensoriais e visitas temáticas, pensadas para todas as idades, que celebram o Natal em harmonia com a natureza. Destaque para a chegada do Pai Natal ao Parque, momentos de descoberta da biodiversidade local com acompanhamento especializado e atividades que incentivam a criatividade e o bem-estar.
Para o diretor do Parque Biológico da Serra da Lousã, engenheiro Gonçalo Moura da Costa, este programa vai muito além da animação natalícia. “O Natal no Parque Biológico é mais do que um conjunto de atividades: é celebrar a natureza e a vida, partilhando experiências com propósito. Cada visitante contribui para um projeto social e ambiental único, onde o turismo se transforma em inclusão e sustentabilidade”, sublinha.
Também o presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP, Dr. Jaime Ramos, realça a importância do turismo nas suas várias dimensões para o desenvolvimento da região. “O turismo, nas suas dimensões natural, espiritual e cultural, é essencial para a Região: gera emprego inclusivo, valoriza o território e afirma Miranda do Corvo como destino de referência no centro de Portugal”, afirma.
Todas as atividades estão associadas à entrada no Parque Biológico e requerem inscrição prévia. O “Natal com Propósito” reflete a missão da Fundação ADFP, promotora do projeto, que aposta na inclusão, na educação ambiental e na transformação social através do exemplo, reforçando o papel do Parque Biológico da Serra da Lousã como um projeto vivo ao serviço da comunidade e do território.
