Lamego acolhe grande Gala de Abertura da Cidade Europeia do Vinho

A cidade de Lamego acolhe este sábado, dia 4, a grande Gala de Abertura da Cidade Europeia do Vinho 2023. Decorrem, neste momento, os preparativos finais deste evento organizado pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM DOURO), que marcará o início do programa de iniciativas alusivas às comemorações da distinção europeia obtida pelos 19 municípios da região.

A Gala de Abertura tem início às 21h30 no Centro Multiusos de Lamego e será transmitida depois no domingo à tarde, pela CMTV, com apresentação de Pedro Mourinho e Ágata Rodrigues. Contará com a atuação de artistas de relevo nacional, como Ana Bacalhau, António Zambujo, Pedro Abrunhosa Miguel Araújo, entre outros momentos musicais e artísticos protagonizados por grupos da região. 
Neste evento, será assinalada ainda a passagem de testemunho de Aranda del Duero (cidade galardoada em 2022) para a CIM DOURO como nova cidade europeia do Vinho. Simultaneamente, decorrerá também o evento da passagem de testemunho das “Cidades Dionísio” entre o Embaixador da Moldávia e o Presidente da Câmara de Toulouse. 

Para além dos momentos musicais, durante o evento serão homenageadas personalidades do panorama nacional e internacional, que contribuíram nas suas áreas para o desenvolvimento da região do Douro. 
Desta forma, a Comunidade Intermunicipal do Douro decidiu atribuir distinções pelo seu papel ao atual Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, pela sua luta pela preservação do Vale do Côa, não permitindo a construção da Barragem do Côa e contribuindo simultaneamente para a preservação da arte rupestre e consequente edificação do Museu do Côa. 
Também no âmbito político a organização pretende sinalizar a importância do ex-primeiro-ministro de Portugal, Pinto Balsemão, que teve um papel de impulsionador da navegabilidade do Douro, sendo hoje um dos maiores fatores da componente económica e turística da região. 
Simultaneamente a CIM Douro irá homenagear o ex-Presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro ministro de Portugal, Durão Barroso, pelo seu contributo na edificação do Museu do Douro. 
Para além de sublinhar as opções governativas, a CIM Douro pretende também distinguir Bianchi de Aguiar e Miguel Cadilhe que tiveram um papel primordial na task force que liderou a candidatura do Douro a Património da Humanidade. 
Ainda na componente das homenagens, a CIM Douro irá atribuir um galardão aos professores Nuno Magalhães e Arlete Mendes Faia, pela criação dos cursos profissionais e superiores de enologia.