Na última reunião do executivo camarário, foi anunciado que a Câmara Municipal concluiu o exercício económico de 2022 com um saldo de gerência de operações orçamentais positivo, de cerca de 3 milhões e 300 mil euros (3 324 159,65€).
O Mapa de Fluxo de Caixa e do Desempenho Orçamental do ano passado foi aprovado por maioria com uma abstenção, sendo que o referido valor reforçará agora o orçamento para este ano, facto que levou de igual modo à aprovação da 1ª alteração a este documento.
Segundo Jorge Custódio, a Câmara Municipal “continua sempre apostada em fazer todas as obras e todo o apoio social, mas sempre na ótica de uma boa gestão financeira”. Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal garantiu que o saldo de gerência transita para este ano, “vai permitir lançar uma série de obras relativamente às quais já há projetos prontos a ir a concurso público”. “Esta boa gestão financeira faz com que tenhamos melhores condições de ir ao mercado”, acrescentou, dizendo ainda que é um sinal de “estabilidade e segurança”.
A somar ao saldo de gerência positivo de 2022, a primeira alteração ao Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2023 contempla ainda um reforço adicional de cerca de 500 mil euros, uma verba proveniente do “aumento do Fundo de Equilíbrio Financeiro por parte do Estado”, tal como explicou Jorge Custódio.
No total, as receitas do orçamento municipal para este ano serão por isso reforçadas em perto de 3 milhões e 900 mil euros, montante que será aplicado em rubricas consideradas prioritárias.