A Câmara Municipal de Aveiro aprovou o lançamento de concurso público para a reabilitação do Mercado de Santiago, com um valor próximo dos dois milhões de euros, com um prazo de execução de um ano.
“Nesta intervenção será executada uma reabilitação profunda e modernização de todo o edifício, criando novas lojas no rés-do-chão, melhorando as relações com os espaços interiores e exteriores, qualificação profunda do parque estacionamento, garantindo a sua funcionalidade, conforto, segurança e atratividade”, refere uma nota de imprensa.
Na nota municipal é detalhado que, ao nível do primeiro piso, será reorganizado o espaço físico, com possibilidade de autonomização do acesso ao espaço para uso em sistema autónomo, fora do horário de funcionamento do Mercado”.
“Prossegue assim o investimento regular devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas de promoção da economia local”, salienta a autarquia.
Segundo a mesma fonte, está em elaboração o projeto de reabilitação do Mercado Manuel Firmino pela câmara municipal, e já em curso a obra de adaptação do Mercado José Estêvão pelo concessionário.
Aquele espaço, situado no bairro típico da Beira-Mar, vai conhecer uma nova função, “mantendo o propósito da exploração do setor da restauração e dando ao rés-do-chão uma ambiência de esplanada coberta integrada numa única operação de gestão”.