O Município de Oliveira do Hospital foi alvo de um ataque informático, que está a comprometer seriamente o normal funcionamento dos serviços municipais.
O ataque, que ocorreu ontem, dia 4 de abril, ao final da tarde, já foi comunicado ao Centro Nacional de Cibersegurança e reportado à Comissão Nacional de Proteção de Dados. Vai também ser apresentada uma queixa-crime junto da Polícia Judiciária
Em consequência deste ciberataque, cuja dimensão está ainda a ser avaliada pelos serviços informáticos e por entidades externas, todos os serviços municipais estão bloqueados, não sendo possível garantir o normal atendimento aos munícipes, como no balcão único, por exemplo, ou em qualquer outro departamento que dependa de sistemas informáticos.
O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, mostra-se preocupado com este ato e condena a ocorrência do ataque informático, explicando que os serviços estão a desenvolver todos os esforços para que o regresso à normalidade aconteça o mais rapidamente possível.
Apelando à compreensão dos munícipes para os constrangimentos que uma situação desta natureza provoca, José Francisco Rolo, refere que de acordo com o diagnóstico em curso, a expetativa é a de que os serviços afetados possam retomar o normal funcionamento no início da próxima semana.
O autarca, ressalva também que os munícipes poderão no entanto estabelecer contactos com o Município via telefone ou presencialmente.