As poeiras em suspensão estarão presentes em Portugal.
As poeiras em suspensão provenientes do deserto do Saara, no continente africano, vão afetar todo o território nacional durante este domingo de Páscoa e no início de segunda-feira.
Portugal Continental encontra-se sob influência de uma “situação sinóptica” que se caracteriza por um anticiclone localizado a sudoeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Península Ibérica, revela a Entidade Responsável Agência Portuguesa do Ambiente.
“Esta configuração resulta numa circulação fraca sem direção, tornando-se do quadrante oeste no período da tarde, nos níveis baixos da atmosfera, que irá gradualmente desalojar a massa de ar rica em poeiras com origem no Norte de África”, pode ler-se numa nota.
Este fenómeno natural afeta a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão na região de Lisboa e Vale do Tejo e litoral das regiões do Centro e Norte, nas regiões do Algarve, Alentejo e interior das regiões do Centro e Norte.
A análise indica, para o dia seguinte, segunda-feira, que este episódio de intrusão de partículas poderá manter-se, mas no Arquipélago da Madeira, avança ainda a Entidade.