A Força Aérea resgatou com vida uma rapariga de 17 anos desaparecida no mar do Algarve desde sábado, 15 de abril, depois de um navio mercante a ter encontrado em alto-mar. A jovem praticava standup paddle e terá sido levada pelo vento. Foi a segunda jovem a ser resgatada da força do mar de abril, este fim fim semana, pela Força Aérea informaram as Formas Armadas.
Ao final da tarde deste domingo, um navio mercante que circulava junto à costa algarvia avistou a jovem e recuperou-a da água. Imediatamente acionaram os meios de socorro, tendo sido ativado um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea para o local, por forma a resgatar a jovem e assim encaminha-la para uma unidade hospitalar.
A jovem foi recuperada em segurança pelo Recuperador-Salvador da Esquadra 751 — “Pumas” a 37 quilómetros da costa algarvia e a 56 quilómetros de Faro, estando o estado do mar com ondas de um metro e vento de 19km/h. Por se encontrar em hipotermia foi-lhe providenciada uma manta térmica e de aquecimento ainda na embarcação, por forma a evitar o frio da subida até ao helicóptero.
Já dentro da aeronave, o enfermeiro aeronáutico militar a bordo monitorizou os sinais vitais e prestou os primeiros cuidados de saúde.
A jovem de 17 anos esteve desaparecida durante 20 horas, sobrevivendo à noite e ao calor do dia de domingo, depois de ter sido arrastada pelo mar enquanto praticava a modalidade de stand up paddle, na Praia do Coelho em Vila Real de Santo António.
Desde então foram empenhados diversos meios, incluindo dois meios aéreos da Força Aérea — um avião C-295M da Esquadra 502 e um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751, ambos da Base Aérea N.º 6, no Montijo, — para a missão de Busca e Salvamento.
A missão de resgate teve início pelas 17H30 e contou com três horas de voo.
A operação foi ativada pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa e coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, da Marinha.
Esta é a segunda jovem a ser resgatada pela Força Aérea durante o fim de semana. No sábado um helicóptero EH-101 Merlin resgatou com vida uma jovem de 16 anos desaparecida durante uma prova de caiaque, em Angra do Heroísmo, Açores.
A Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte.