A Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB) vai realizar, no dia 29 de Abril, pelas 13:30, na cidade de Viseu, mais uma edição do projeto “Dois Pratos de Conversa com…”, em que o foco é o networking, a promoção dos produtos, a gastronomia, os vinhos, a cultura da região das Beiras, bem como de outras regiões do país”.
Nesta edição, o convidado especial será o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que falará sobre os Territórios do Interior e de como os mesmos serão uma prioridade na promoção turística nacional e internacional, razão pela qual esta iniciativa ganha ainda mais relevância do ponto de vista social, cultural, turístico e gastronómico.
Sobre a mesa, além de uma boa conversa, a famosa “Chanfana de Vila Nova de Poiares”, prato que, para quem não conhece, é preparado com carne de cabra, em caçoilos de barro preto e fará a delícia dos comensais e continua a ser o mote do “Dois Pratos de Conversa com…”, que visa divulgar a gastronomia portuguesa e que é oferecido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.
Esta edição de “Dois Pratos de Conversa com Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro” deverá juntar várias entidades, autarcas, empresários e comunicação social.
Promover a integração das regiões através da gastronomia, da sua enologia, cultura e tradições; Criar condições de networking entre entidades e instituições, auxiliar o tecido económico e comercial das regiões que fazem parte do território abrangido pela CCRB, através da promoção das potencialidades dessas mesmas regiões;
“Esta é uma oportunidade de juntar as regiões, Viseu e Vila Nova de Poiares, que integram o território em que actua a CCRBEIRAS. O objectivo é levar até ás Terras de Viriato, as maravilhas gastronómicas de Vila Nova de Poiares”, comentou Ana Correia, presidente da Câmara de Comércio da Região das Beiras, bem como conectar as autoridades nacionais e municipais; unir o tecido empresarial, o académico; Discutir temas de relevância nacional e internacional que favoreçam a sociedade civil, o Turismo além de pontuar soluções capazes de ajudar no desenvolvimento das regiões e do país.
A missão do “Dois Pratos de Conversa com…” é dar destaque ao que de melhor cada região tem para oferecer, ao nível gastronómico, da cultura, do turismo, do enoturismo e, com base nestas premissas, este será mais um momento único para usufruir deste manjar, de criar networking nas instalações do Solar do Vinho do Dão, espaço magnífico cedido pela Câmara Municipal de Viseu e Comissão Vitivinícola da Região do Dão.
A Câmara de Comércio da Região das Beiras está vocacionada para a prestação de serviços de apoio à internacionalização, exportação, importação e turismo das empresas portuguesas, com maior foco na região das Beiras.
Iniciativas recentes
No final de março, uma comitiva da CCRBEIRAS participou na Feira Internacional de Negócios – FINBRASIL, que teve lugar na cidade de Florianópolis, no estado brasileiro de Santa Catarina.
Através das ações desta Câmara de Comércio estiveram presentes na FINBRASIL mais de quatro dezenas de Municípios portugueses e moçambicanos. A Missão levou cerca de cem pessoas.“Este foi um trabalho realizado ao longo de mais de quatro meses, em Portugal e em Moçambique. Permitiu-nos captar a atenção das autoridades portuguesas e africanas, sobretudo do Interior de Portugal, que tiveram a oportunidade de mostrar as suas potencialidades em termos de produtos e de oportunidades de investimentos e de negócios. Atravessaram o Atlântico para mostrar que a região das Beiras é uma região de Alta Intensidade e não de um Interior de Baixa Densidade”, disse Ana Correia, que ressaltou ainda que “a CCRB e a BMV GLOBAL estabeleceram um protocolo (entre muitos outros estabelecidos na FIN), e juntos querem ajudar a diferenciar as empresas que de facto procuram atingir a sustentabilidade das que ignoram o tema ou que mascaram os impactos das suas ações”.
Através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, certificou-se que a CÂMARA DE COMÉRCIO DA REGIÃO DAS BEIRAS tornou-se aderente às práticas ESG, tornando-se na primeira Câmara de Comércio a ter o Selo Verde. Quem tem ou adere a este selo vai guiar o comportamento das empresas, entidades, pelos próximos anos e impulsionar a adoção de boas práticas em todas as esferas das organizações. Para além de ser uma tendência, o conceito ESG surgiu para adequar as empresas aos desejos dos consumidores e da população em geral.