A Diocese de Aveiro já tem famílias disponíveis para acolher os mais de 4.250 jovens que se inscreveram para participar nos Dias nas Dioceses, encontro que antecede a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi hoje anunciado.
Numa nota enviada à agência Lusa, o Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro refere que do estrangeiro, até ao momento, existem inscrições para os Dias nas Dioceses (DnD) de 4.266 peregrinos, havendo famílias de acolhimento disponíveis para receber 4.320 peregrinos.
“Este número é dinâmico e em permanente atualização, uma vez que a cada dia vai crescendo o número de inscrições na plataforma de inscrições, quer de peregrinos estrangeiros, quer de famílias de acolhimento”, refere a mesma nota.
Na segunda-feira terminaram os encontros arciprestais com as famílias de acolhimento da DnD na Diocese de Aveiro, tendo sido distribuído a todas as famílias um manual que contém os deveres das famílias de acolhimento, bem como os deveres do jovem peregrino.
Este manual contém ainda o programa geral dos Dias nas Dioceses que se baseia em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio.
Durante a semana dos DnD está programado “um encontro diocesano com todos os peregrinos acolhidos na Diocese”, bem como voluntários, jovens e famílias de acolhimento no dia 30 de julho à tarde na cidade de Aveiro, sendo que esse dia “está reservado para que os jovens peregrinos passem o dia com a família que os acolheu”.
Os DnD decorrem na semana de 26 a 31 de julho e antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa, de 01 a 06 de agosto.
As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II e a primeira edição aconteceu em 1986, em Roma.
O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJLisboa2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus. Este gesto marcou a abertura mundial das inscrições para o encontro mundial de jovens com o Papa, que encerrará a Jornada.