Fenómeno da peregrinação de Fátima é tema de curso de verão do Santuário

O estudo do fenómeno da peregrinação e da sua importância no contexto de Fátima é um dos objetivos do oitavo Curso de Verão do Santuário de Fátima, a realizar entre 05 e 07 de julho, anunciou a instituição.

A peregrinação “é um dos eixos estruturantes do fenómeno de Fátima e, claramente, uma das suas marcas mais icónicas”, defende o diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e coordenador dos Cursos de Verão, Marco Daniel Duarte.

Segundo este responsável, citado na página de internet do Santuário, “desde 1917 que, atraídos pela ‘boa notícia’ de Fátima, miríades de homens e mulheres se fizeram peregrinos da Cova da Iria, conferindo a Fátima um estatuto muito importante entre os lugares de peregrinação do mundo contemporâneo”.

“O ato de peregrinar nunca saiu de moda”, acrescentou Marco Daniel Duarte, para quem “é importante perceber o fenómeno de Fátima no contexto geral da peregrinação e como este fenómeno se torna tão importante em Fátima desde a primeira hora”.

O bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, as universitárias Maria José Azevedo e Maria Isabel Roque, bem como o jornalista Joaquim Franco ou Maria Calado, do Centro Nacional de Cultura, serão algumas das figuras que irão ministrar as aulas deste curso.

Visitas a locais relacionados com a prática da peregrinação em Fátima estão também previstas, entre os quais à Basílica da Santíssima Trindade, à Capela do Santíssimo Sacramento, à Colunata, à Capelinha das Aparições e ao Lava-Pés.