Câmara de Aveiro recupera “Ponte de Pau” na Avenida 5 de Outubro

A Câmara Municipal de Aveiro anunciou hoje o início da requalificação da denominada “Ponte de Pau”, na Avenida 5 de Outubro, num investimento de meio milhão de euros, destinado a corrigir o desnível no tabuleiro.

“A intervenção tem como objetivo resolver várias patologias da ponte, concretizando uma profunda obra de qualificação e estabilização estrutural, com mudança de apoios e juntas de dilatação, a criação de lajes de transição e a substituição dos betuminosos”, revela a autarquia em nota de imprensa.

A obra tem um prazo de cinco meses e a Câmara de Aveiro admite que vai provocar constrangimentos “pontuais e diferenciados” à circulação automóvel e pedonal.

Sendo uma via movimentada, a autarquia justifica que os condicionamentos de trânsito na Avenida 5 de Outubro são necessários para garantir as condições de segurança a quem por ali circula e aos trabalhadores da obra.

“Nesta primeira fase está cortado o trânsito, para desenvolvimento dos trabalhos, no sentido norte/sul, entre a rotunda da Avenida da Oposição Democrática, no Monumento ao Paraquedista, e a Avenida de Santa Joana na entrada do túnel”, informa a nota de imprensa.

A chamada Ponte de Pau, que de facto é de betão e substituiu uma anterior de madeira, no centro da cidade, foi acentuando ao longo dos anos um desnível sobre o Canal do Cojo, formando uma lomba.

Em face disso, em 2021, o presidente da Câmara, Ribau Esteves, equacionava a possibilidade de demolir a ponte e avançar para a construção de uma nova travessia sobre o Canal do Cojo.

O elevado custo dessa solução, a demora na execução de uma nova ponte e as implicações que poderia ter na estabilidade dos prédios confinantes, levaram a Câmara de Aveiro a optar por corrigir a ponte existente.