A Orquestra Sem Fronteiras (OSF) organiza, no domingo, o 6.º Encontro Ibérico para a Música na Infância, em Salvaterra do Extremo, no concelho de Idanha-a-Nova.
“O 6º. Encontro Ibérico para a Música na Infância tem como foco principal a ideia de preparação para a notação musical, nomeadamente a sua escrita e leitura, partindo do conceito do som para o símbolo”, referiu, em comunicado, o município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
O evento realiza-se no domingo, a partir das 10:00, na antiga Casa da Câmara de Salvaterra do Extremo, no concelho de Idanha-a-Nova.
Trata-se de uma iniciativa com caráter formativo e que vai ser ministrada por Catarina Távora e Carlos Guerrero Bullejos, ambos detentores do grau académico “Master of Music Education – Specialization – Music Education According to the Kodály Concept” pelo Real Conservatório de Haia.
A OSF organiza anualmente, desde 2019, os Encontros Ibéricos para a Música na Infância, iniciativa de caráter formativo que contempla componentes de prática pedagógica sobre educação musical.
O objetivo passa por incentivar a incorporação de práticas musicais em contextos escolares, tendo como base a filosofia e o conceito de educação musical de Zoltán Kodály.
O Encontro Ibérico para a Música na Infância é destinado a educadores de infância, professores do 1.º ciclo do ensino básico, auxiliares de educação, instrumentistas e professores de música, pais, encarregados de educação.
Conta com a parceria do município de Idanha-a-Nova, onde tem sede a OSF, dedicada a apoiar o talento jovem da Raia ibérica e a difundir a cultura de forma ampla e acessível.
A OSF é um projeto inovador na Península Ibérica, nomeadamente no contexto raiano, e tem como objetivo proporcionar oportunidades a jovens músicos que pretendam fixar-se no interior para desenvolver a sua atividade profissional, sem que tenham de deslocar-se para os grandes centros urbanos ou para o estrangeiro.
O projeto conta com o apoio de mecenas e parceiros privados, de autarquias e dos ministérios da Educação e da Cultura, assim como do Ministério da Economia, através da Secretaria de Estado da Valorização do Interior.
A sua estreia ocorreu no dia 22 de março de 2019, com um concerto no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova.