-Presidente da Câmara anuncia inauguração, a 17 de julho, de Centro Interpretativo
O Município de Penacova homenageou, ontem, Nelson Correia Borges, investigador e professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, “pelo seu inestimável contributo em defesa do Mosteiro de Lorvão” e “pelo seu quase meio século de trabalho de excelência nas áreas da história da arte, folclore e etnografia”.
Na cerimónia de homenagem, que encerrou o congresso internacional “O Mosteiro de Lorvão no tempo de Catarina de Eça (1471-1521”, que o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara de Penacova promoveram em Lorvão, o presidente do Município destacou “o trabalho de décadas, exaustivo, incansável e de grande reconhecimento académico de Nelson Correia Borges” e salientou “o amor sem limites do investigador à causa de Lorvão”.
O autarca Álvaro Coimbra lembrou a brilhante dissertação de doutoramento de Nelson Correia Borges sobre a arte monástica em Lorvão e elogiou a dedicação à Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão e a coragem do homenageado quando levantou publicamente a sua voz contra o desprezo de décadas a que a Administração Central votou o histórico, majestoso e raro órgão de tubos do mosteiro, que é um exemplar único em Portugal.
“Uma das suas grandes reivindicações foi a construção de um museu que guardasse os tesouros de Lorvão. Aquilo que considerou ser ‘o caso mais escandaloso’ está a poucos dias de ser uma realidade. No dia 17 de julho, Dia do Município, iremos inaugurar precisamente o Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão”, anunciou o presidente da Câmara de Penacova, agradecendo a Nelson Correia Borges o decisivo impulso que deu para que, hoje, o Mosteiro de Lorvão voltasse a figurar no “mapa” dos bons acontecimentos.
Já o diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Albano Figueiredo, descreveu Nelson Correia Borges como “um cientista das artes” e destacou as suas contribuições para o Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC) e Grupo Folclórico de Coimbra.
Sobre o homenageado
Nelson Correia Borges é licenciado em História (1976) e doutorado em Letras, na especialidade de História da Arte, com a dissertação Arte Monástica em Lorvão. Sombras e Realidade. Das origens a 1737, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecionou.
Tem como áreas de investigação a arte monástica em Portugal (séculos XVI-XIX); o Rococó em Portugal; a arquitetura e talha em Coimbra e região (Barroco e Rococó) e a cultura e arte populares.
É vogal correspondente da Academia Nacional de Belas Artes, desde 1985, membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e fundador de quatro associações de defesa do património: o Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, a Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão, o Grupo Folclórico de Coimbra e a Confraria dos Sabores de Coimbra.