A partir do dia 1 de agosto de 2023, o transporte público de passageiros no Município de Anadia vai ser assegurado pela empresa “BusWay”, do grupo israelita Afifi, à qual foi atribuída a concessão do serviço público de transporte de passageiros regular de modo rodoviário em todos os Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
A operação foi dada a conhecer, no passado dia 11 de julho, em Anadia, com a empresa a fazer deslocar um autocarro para que as pessoas tomassem um primeiro contacto com a nova imagem do transporte público.
A Busway irá assegurar os transportes municipais e intermunicipais nos 11 municípios da CIRA, excetuando o concelho de Aveiro, com 111 carreiras e um total de 120 autocarros. Destes 120, oito viaturas vão estar afetas ao concelho de Anadia para as nove linhas previstas. Haverá ainda mais três linhas intermunicipais e duas interregionais.
Metade da frota de autocarros é composta por viaturas novas, o que permitirá assegurar um maior conforto, comodidade e qualidade aos seus utilizadores. Em termos tecnológicos, os autocarros estão equipados com wifi, um painel eletrónico que indica as paragens, bem como outro tipo de informação útil para os passageiros.Vai ser também possível monitorizar, em tempo real, o número de pessoas que se encontram a bordo e se os circuitos estão a ser realizados dentro do tempo previsto, permitindo assim implementar os ajustamentos necessários para uma maior agilização dos meios.
O Município de Anadia espera, desta forma, melhorar a oferta de transporte público no concelho para uma maior mobilidade da população.