A apreensão ocorreu no âmbito de uma ação de patrulhamento e segurança rodoviária.
O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na sexta-feira, uma “embarcação de alta velocidade” e nove mil litros de combustível na A1, na zona de Cantanhede, informa um comunicado a que a TVC teve acesso.
A apreensão ocorreu no âmbito de uma ação de patrulhamento e segurança rodoviária na A1, onde a GNR detetou um veículo pesado que circulava com a carga, aparentemente, mal acondicionada.
Foi, de seguida, realizada uma abordagem à viatura, tendo-se apurado que a mesma transportava uma embarcação de alta velocidade, sem registo e equipada com quatro motores de elevada potência, e que continha no seu interior dezenas de recipientes com gasolina, com um total estimado de nove mil litros, e diversos equipamentos que permitem a navegação em alto mar.
“A situação suspeita e o material transportado indicia a prática de ilícitos criminais”, explica ainda a GNR, no mesmo comunicado. Nomeadamente, pelo facto de a embarcação não se encontrar documentada, sem registo (proprietário e matrícula) e com ocultação dos caracteres identificativos dos motores.
No seguimento das diligências policiais, deu-se a apreensão do veículo pesado e do respetivo reboque, da embarcação de alta velocidade, do combustível e dos equipamentos transportados na embarcação. Da ação resultou ainda a identificação de um homem de 51 anos.
Os factos aqui em causa foram remetidos ao Tribunal Judicial de Cantanhede.