Hospital de Santarém desmente fecho de urgências de obstetrícia 

O Serviço de Urgência de Obstetrícia/Ginecologia estará em contingência apenas no dia 25 de dezembro.

OHospital Distrital de Santarém (HDS) garantiu, esta terça-feira, que o seu Serviço de Urgência de Obstetrícia/Ginecologia não estará encerrado nos próximos dias. Em causa estão notícias veiculadas hoje que davam conta de que o serviço estaria encerrado desde as 8h30 de quarta-feira até às 00h de 25 de dezembro.

“O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vem através deste comunicado desmentir a notícia veiculada por vários meios de comunicação social de que o seu Serviço de Urgência Obstetrícia/Ginecologia estará encerrado nos próximos dias”, afirmou a unidade hospitalar.

Num comunicado, enviado às redações, o Hospital de Santarém frisou ainda que a informação correta está publicada no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o serviço em causa estará em contingência apenas no dia 25 de dezembro.

Sublinhe-se que há ainda outros hospitais com falta de recursos no Serviço de Urgência durante a época festiva. Os hospitais de Setúbal, Almada e Barreiro vão partilhar recursos para garantir o funcionamento de pelo menos dois serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia durante o Natal e o Ano Novo, segundo decisão da direção executiva do SNS.

De acordo com uma deliberação assinada na segunda-feira pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, a que a Lusa teve hoje acesso, o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, o Hospital Garcia de Orta e o Centro Hospitalar de Setúbal cooperam e partilham recursos no sentido de garantir o acesso pelo menos a dois Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia na área de influência dessas unidades hospitalares, em todas as circunstâncias, nomeadamente durante as épocas festivas do Natal e do Ano Novo.