Início Site

PJ detém suspeito de tentativa de homicídio em Águeda

A Polícia Judiciária deteve, na passada sexta-feira, um homem de 24 anos, suspeito da prática de homicídio na forma tentada que vitimou uma mulher, e que a levou a dar entrada em meio hospitalar com lesões na zona da face por agressões a murro e disparo com arma de fogo.

A investigação dos factos, conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, apurou que as agressões ocorreram na residência da vítima, localizada no concelho de Águeda, na sequência de conflitos resultantes de um relacionamento íntimo entre o agressor e esta, do qual existe uma criança de tenra idade. Não será a primeira vez que a vítima é agredida, porém não com esta gravidade.

O detido foi presente às autoridades judiciárias, na comarca de Aveiro, para primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Primeiro-ministro abre jardins de São Bento para assinalar 200 anos da independência do Brasil

O primeiro-ministro, António Costa, vai abrir os jardins da residência oficial no sábado, com um programa cultural que assinala o bicentenário da independência do Brasil, com curadoria da Casa do Brasil, divulgou hoje o seu gabinete.

Primeiro-ministro abre jardins de São Bento para assinalar 200 anos da independência do Brasil

“Reafirmando o seu empenho no estreitamento dos laços que unem brasileiros e portugueses, o primeiro-ministro associa-se às comemorações do bicentenário da independência do Brasil”, assinalou o gabinete de António Costa, que na quarta-feira, data dos 200 anos da independência do Brasil, estará na cerimónia de atribuição ao aeroporto de Faro da denominação oficial Aeroporto Gago Coutinho.

No sábado, o chefe de Governo estará na abertura ao público dos jardins da sua residência oficial para onde a Casa do Brasil de Lisboa, “a mais antiga e representativa associação da comunidade brasileira residente em Portugal, foi convidada a propor uma programação cultural”, com o “intuito de representar a riqueza e vitalidade da cultura brasileira”.

No âmbito dessa programação, “estarão presentes nos jardins de São Bento diversos artistas e entidades culturais brasileiras que irão apresentar espetáculos de música e dança, do carnaval de rua ao forró, do ‘funk’ à roda de samba”, incluindo ainda uma oficina de artes visuais para crianças, com Jaqueline Arashida.

Estão previstos momentos pela Colombina Clandestina, que se reclama um “coletivo sem fins lucrativos que acredita na construção coletiva do Carnaval de Lisboa”, um concerto de Leo Middea, uma aula e baile de Forró pelo Espaço Baião, Gira Coletivo de Mulheres no Samba, Baque Mulher, concerto de Puta da Silva e a exposição “É fixe o que as pessoas migrantes trazem na mala”

Porque as notícias não escolhem hora.

A residência oficial do primeiro-ministro estará aberta à população entre as 14:00 e as 19:00, num modelo de proximidade e curadoria cultural que António Costa adotou na chefia do Governo para assinalar as comemorações do 25 de Abril e o 5 de Outubro.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro participa na cerimónia de atribuição ao aeroporto de Faro da denominação oficial aeroporto Gago Coutinho, uma homenagem com a qual o Governo assinala o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922, pelo Almirante Gago Coutinho, natural de São Brás de Alportel, distrito de Faro.

A decisão de assinalar a viagem, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro, que ocorreu no âmbito do centenário da independência do Brasil e que “representa uma das maiores proezas militares e científicas da história da navegação aérea”, foi tomada em junho em Conselho de Ministros.

Na cerimónia estará presente, na placa do aeroporto, o novo avião militar C390 Millenium da EMBRAER, que em breve iniciará operações em Portugal para as Forças Armadas, destacou ainda a nota oficial do gabinete do primeiro-ministro.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, vão representar Portugal nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil durante esta semana.

Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se ao Brasil a convite do homólogo, Jair Bolsonaro, por quem será recebido hoje no Palácio Itamaraty, pouco depois da chegada a Brasília.

Augusto Santos Silva, a segunda figura do Estado português, estará em Brasília a convite do presidente do Senado Federal brasileiro, Rodrigo Pacheco.

Coenen e Adamo dominam corridas de qualificação no MXGP Portugal em Águeda

Chuva intensa não travou o espetáculo no Crossódromo Internacional de Águeda, onde os principais pilotos mundiais de motocross brilharam nas qualificações.

Águeda, 3 de maio de 2025 – Num sábado marcado pela chuva e por um terreno particularmente exigente, o Crossódromo Internacional de Águeda foi palco de corridas emocionantes que abriram da melhor forma o fim de semana do MXGP de Portugal. Lucas Coenen e Andrea Adamo destacaram-se nas corridas de qualificação das categorias principais, MXGP e MX2, respetivamente, somando importantes pontos para as contas do campeonato.

Na qualificação de MXGP, Lucas Coenen (Red Bull KTM Factory Racing) mostrou um domínio absoluto, terminando com 13 segundos de vantagem sobre Calvin Vlaanderen (Monster Energy Yamaha MXGP Team). Romain Febvre (Kawasaki Racing Team MXGP) completou o pódio. O português Luís Outeiro, que participa como wild card pela Motos VR Yamaha Racing Team, finalizou a prova em 24.º lugar. “Espero ter sorte e conseguir um bom arranque amanhã”, disse Coenen, satisfeito com o desempenho, mas ansioso por melhores condições meteorológicas.

Na MX2, foi Andrea Adamo (Red Bull KTM Factory Racing) a impor-se, seguido de perto por Sacha Coenen, seu colega de equipa, e por Liam Everts (Nestaan Husqvarna Factory Racing). O luso Sandro Lobo, também da Motos VR Yamaha Racing Team, ficou na 23.ª posição.

Nas classes europeias, EMX250 e EMX125, as primeiras mangas realizaram-se sob forte chuva, que complicou a pilotagem mas elevou o espetáculo. Em EMX250, Janis Reisulis (Yamaha) venceu com autoridade, enquanto Simone Mancini (Fantic) e Francisco Garcia (Kawasaki) fecharam os três primeiros lugares. O português Martim Espinho (KTM) foi 21.º, com Tomás Santos (Triumph) a terminar em 34.º.

Na EMX125, Nicolò Alvisi (KTM) triunfou numa corrida muito disputada, seguido por Áron Katona (KTM) e Francesco Bellei (Fantic). Mano Faure liderou boa parte da prova, mas caiu para quarto lugar. O único português na corrida, Gonçalo Cardoso (Husqvarna), terminou em 22.º.

O domingo promete ainda mais emoção, com as decisivas corridas de MXGP e MX2, além das segundas mangas das categorias europeias. Os bilhetes continuam disponíveis na plataforma BOL e nos pontos de venda habituais.

Fotos: José Coelho TVC

Quatro zonas balneares do concelho de Cantanhede com Bandeira Azul

Praia da Tocha ostenta galardão pelo 35.º ano consecutivo.

A praia da Tocha, as praias fluviais de Olhos da Fervença e Sete Fontes e a Piscina Natural de Ançã foram distinguidas com a Bandeira Azul, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação que comprova o integral cumprimento de rigorosas exigências do ponto de vista da qualidade da água, a irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso e o alto padrão dos
serviços prestados aos utentes.


Se a praia da Tocha já ostenta esta distinção pelo 35.º ano consecutivo, as restantes estreiam-se no lote de zonas balneares de excelência, o que torna o concelho de Cantanhede o segundo mais distinguido na região de Coimbra, atrás da Figueira da Foz.


“O Município de Cantanhede tem vindo a investir na valorização dos fatores de atratividade turística e as praias são, naturalmente, dos mais importantes ativos que temos no nosso território”, explica a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que entende estas distinções como “o corolário do investimento realizado na valorização das nossas zonas balneares, quer do ponto de vista ambiental,
nomeadamente quanto à qualidade da água, mas também no que diz respeito às infraestruturas e equipamento de apoio”.


A autarca não esquece a estreita colaboração do Município com as Juntas de Freguesia da Tocha, Cadima, Ançã e Ourentã, sublinhando que “valeu a pena o trabalho conjunto”.

Workshop “Organização de fotografias antigas”

A Biblioteca Municipal de Anadia promove, no próximo dia 10 de maio, pelas 14h30, o workshop “Organização de fotografias antigas”, dinamizado por Ana Pratas, da Oficina das Fotografias.


A realidade de muitas pessoas é terem em casa caixas de fotografias antigas, álbuns de infância, repletos de histórias que querem preservar. O objetivo deste workshop é que os participantes saiam com uma ideia clara de como querem organizar as suas fotografias, como as preservar e que tenham um plano concreto para avançar.


Atualmente, o formato digital evidencia-se pelo seu acesso rápido e difusão imediata. No entanto, importa relevar a importância do formato físico e das suas vantagens no que toca à efetiva preservação da informação.

São estas as premissas a abordar, com base num conjunto de livros, que servem de referência à abordagem da temática, e que podem ser requisitados pelos participantes do workshop.


Ana Pratas, é fotógrafa de famílias e criadora da Oficina das Fotografias, um projeto dedicado a ajudar famílias a organizar e preservar as suas fotografias, tanto digitais como analógicas.


O workshop terá uma duração de cerca de duas horas e limitado a 20 participantes. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Pode ser efetuada através do email: biblioteca@cm-anadia.pt, pelo telefone 231 519 090 ou pessoalmente na Biblioteca Municipal de Anadia.

Avaliação da FCT reforça papel do Politécnico de Coimbra na investigação nacional

O Politécnico de Coimbra (IPC) reafirma o posicionamento no panorama nacional da investigação com os resultados provisórios da avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) às Unidades de Investigação e Desenvolvimento, no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D, para o período 2025-2029. O IPC destaca-se pela consolidação de centros existentes, a integração de novos polos de investigação e a aprovação de novas unidades dedicadas à investigação e desenvolvimento.

Para o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, os resultados são os expectáveis, face à recente alteração do modelo de integração dos professores e investigadores do Politécnico de Coimbra em centros próprios. “Apesar das dúvidas que nos levanta o modelo de avaliação seguido pela FCT, importa agora que sejamos capazes de um trabalho consistente na área, com a alocação de recursos próprios que garanta a todos os centros a sua melhor avaliação no próximo ciclo”, afirma.

A avaliação reconheceu, com a classificação de Bom, o polo do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, evidenciando a consistência da produção científica nestas áreas. Destaca-se, ainda, a participação no novo centro de investigação SPRINT – Centro de Investigação & Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde, ao qual foi atribuída a classificação de Muito Bom, o que demonstra o reconhecimento da qualidade científica do trabalho desenvolvido no domínio do desporto e bem-estar.

Ao CERNAS – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, unidade com historial consolidado no IPC, foi atribuída a classificação de Bom, para a qual está a ser preparada divulgação pelas instituições parceiras. Esta Unidade de I&D pretende continuar o trabalho extremamente meritório desenvolvido no contexto da sustentabilidade e inovação agroalimentar e ambiental.

Entre as novas Unidades I&D submetidas à FCT, encontra-se o RCM2+ – Centro de Investigação em Gestão de Ativos e Engenharia de Sistemas, que, ainda que não tenha conseguido classificar-se para financiamentos, representa uma aposta estratégica na área da engenharia e gestão industrial.

O Politécnico de Coimbra passou, igualmente, a integrar novos polos em Unidades de Investigação de referência, nomeadamente o InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, que obteve a classificação de Muito Bom; o CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, que obteve a classificação de Bom; e o HTRC – Health and Technology Research Center, que reforça a aposta em investigação nas áreas das tecnologias da saúde.

Estes resultados refletem o crescimento e a diversificação da atividade científica no Politécnico de Coimbra, bem como o esforço contínuo na qualificação dos seus centros de investigação, que permitem afirmar a instituição como um agente ativo no desenvolvimento do conhecimento e na resposta aos desafios da sociedade.

Servem, ainda, para estabelecer uma base para a submissão de novos programas de doutoramento, suportados em unidades de investigação. Ao Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental, associado ao CERNAS, soma-se a intenção de avançar com propostas de formação assentes no SPRINT e no InEd.

Burla por Falso Acidente

PSP alerta para o fenómeno e transmite conselhos de segurança

A Polícia de Segurança Pública (PSP), na prossecução das suas atribuições de prevenção criminal, está atenta aos fenómenos criminais que vão surgindo com a evolução dos tempos e da própria sociedade, como é o caso do crime de burla que se reveste, cada vez mais, de uma maior diversidade de tipologias criminais.

O crime de burla é um ilícito criminal com crescente expressão, o que se tem vindo a comprovar frequentemente pela elevada quantidade diária de ocorrências participadas. Este crime envolve a conduta de quem, com intenção de obter para si ou para terceiro, enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, levando a que outros pratiquem atos que lhes causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial.

No universo das burlas, a burla por falso acidente é uma tipologia criminal que se carateriza por ser exercida de modo presencial, elegendo aos seus autores caraterísticas psicológicas e comportamentais específicas, tais como manipulação, falta de empatia e persuasão, características estas que lhes permitem agir com destreza para enganar e surpreender a boa fé da sua potencial vítima. As vítimas, por sua vez, são normalmente pessoas idosas, vulneráveis quer pela idade, doença ou fragilidade económica, e acabam por ser coagidas a entregar quantias monetárias com o recurso à intimidação e/ou ameaça física.

modus operandi mais utilizado pelos suspeitos consiste numa abordagem à vítima quando esta efetua algum tipo de manobra com a sua viatura (na maioria das vezes marcha atrás), nomeadamente em estacionamentos nas grandes superfícies comerciais, afirmando que a vítima embateu na sua viatura, solicitando uma compensação imediata (quantia monetária), utilizando manipulação, pressão psicológica ou mesmo intimidação. Esta abordagem pode ser efetuada:

·         de imediato, quando a vítima se encontra parada dentro da viatura; ou

·         em circunstâncias em que a vítima já iniciou a marcha e é seguida pelo suspeito que se faz transportar numa outra viatura, levando a vítima, através de sinais de luminosos, sonoros ou apenas por gestos, a imobilizar a viatura de forma a perceber o que se passa.

Por vezes, surgem situações em que não há envolvimento direto de viaturas e, ao invés, o suspeito alega um atropelamento, no qual os danos alegadamente provocados foram físicos ou materiais (p. ex. envolvendo os óculos ou o telemóvel). Depois desta primeira interação, o burlão solicita ser ressarcido dos danos causados (físicos ou materiais), pressionando a vítima à entrega de dinheiro no momento, sem necessidade de participação do acidente e sem a presença da autoridade policial, pois desta forma evitam acionar o seguro e tratam o assunto com maior celeridade.

Recentemente, apurou-se também a existência de algumas situações em que o autor apresenta à vítima um TPA (Terminal de Pagamento Automático), insistindo no pagamento imediato.

Em qualquer uma das situações mencionadas, para credibilizar todo o enredo, o burlão apresenta à vítima dor física, no caso da simulação de atropelamento, ou o dano no objeto em questão (quebra ou risco, seja na viatura ou no telemóvel), que normalmente já existia antes do alegado embate, facto que a vítima desconhece. Quando se trata de danos em viatura, ainda junto da vítima, o suspeito simula um contacto telefónico de voz com uma oficina de reparação automóvel ou com uma operadora de comunicações, transmitindo o dano e fingindo receber um valor de orçamento, que, por sua vez, transmite à vítima.

Desde 01 de janeiro de 2021 a 31 de março de 2025, a PSP registou um total de 625 denúncias deste crime.

Nos últimos anos temos assistido a um aumento do número de ocorrências participadas pelo crime de burla por falso acidente, com um pico mais acentuado no passado ano de 2024.

*Dados de 2025 extraídos até 31 de março

O referido aumento tem-se traduzido nos seguintes valores:

Ano (Ano Comparativo)Aumento percentual
2022 (comparativamente a 2021)27%
2023 (comparativamente a 2022)18%
2024 (comparativamente a 2023)47%

Estes valores permitem-nos ainda observar que o número de denúncias em 2024 superou em mais do dobro as denúncias registadas em 2021, deduzindo-se que 2025 seja mais um ano de ascensão neste fenómeno criminal de burla, uma vez que, só com resultados do primeiro trimestre, a PSP contabilizou já 111 ocorrências, o que corresponde a cerca de 58% do total das ocorrências registadas em todo o ano de 2024.

No que concerne à idade das vítimas, da nossa análise foi apurado que estas têm maioritariamente mais de 80 anos (68%), seguindo-se a faixa etária dos 70/79 anos (21%), e que 59% são do sexo masculino e 41% são do sexo feminino.

Relativamente às circunstâncias de tempo e lugar, o período preferencial para o cometimento deste tipo de crime acontece entre as 10h00 e as 16h00, de segunda a domingo, sendo locais privilegiados os parques de estacionamento de superfícies comerciais e vias com pouco fluxo de trânsito, normalmente não abrangendo sistema de videovigilância.

A PSP está atenta a este fenómeno e, para além da aposta na repressão através dos mecanismos de investigação criminal, incrementa esforços de prevenção incidindo, essencialmente, na sensibilização e pedagogia dos cidadãos para que adotem comportamentos de segurança, evitando assim serem vítimas de um esquema de burla.

Neste sentido, a PSP aconselha a:

ü  Não efetuar qualquer pagamento em numerário por situação que tem a certeza que não cometeu;

ü  Desconfiar de abordagens em que o autor assume o tipo de enredo acima descrito e pressiona insistentemente no pagamento em numerário de imediato;

ü  Desconfiar de abordagens em que o autor não quer acionar o seguro, nem contactar a Polícia, apenas pretendendo o pagamento em dinheiro, oferecendo-se para o acompanhar a caixa ATM;

ü  Não ceder o seu cartão bancário a desconhecidos, nem efetuar qualquer pagamento em TPA que lhe seja apresentado por desconhecidos;

ü  Em qualquer situação que envolva o método descrito ou outras semelhantes, contactar a PSP e solicitar a participação de acidente;

ü  Não efetuar qualquer pagamento sem antes contactar algum familiar ou amigo para expor a situação, pois assim poderá ser elucidado da burla e ao mesmo tempo poderá criar algum receio no autor do ilícito;

ü  Quando verificar que está a ser seguido por outra viatura, que efetua sinais para encostar a sua viatura, preferencialmente não pare. Porém, se optar por parar, não o faça em local ermo ou com pouco fluxo rodoviário, dirigindo-se para um local que lhe seja familiar, onde tem conhecimento da existência de densidade populacional;

ü  Se estiver perante uma situação semelhante, se possível, tente reter o máximo de informação, como:

o   Características físicas do suspeito (idade, altura, indumentária, modo de falar, sotaque, sinais, tatuagens ou outras);

o   Nome por que se apresenta e contacto telefónico que possa fornecer;

o   Características da viatura utilizada (cor, marca, modelo, matrícula);

o   Características dos seus acompanhantes.

Esteja sempre alerta e seja cauteloso nas suas decisões!

Solicite informações e partilhe dúvidas que possam surgir com pessoas da sua confiança, pois à medida que mais pessoas tomam conhecimento das burlas, menos bem-sucedidos se tornarão os burlões!

A PSP apela ainda à denúncia de todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha, e relembra que quanto mais célere for esta denúncia, mais depressa serão efetuadas diligências para se chegar à identificação do(s) autor(es) do(s) crime(s).

Góis: Alvares reconquista Bandeira Azul e Peneda mantém

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) anunciou, esta semana, os resultados das candidaturas ao Programa Bandeira Azul 2025, onde se destaca a reconquista da Bandeira Azul na Praia Fluvial de Alvares.

Assim, o Concelho apresenta, na época balnear de 2025, os seguintes locais galardoados:

– Região Centro: Praia Fluvial da Peneda

– Região Tejo: Praia Fluvial de Alvares

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou, esta semana, no Aquário Vasco da Gama, em Lisboa, que esta distinção de qualidade foi atribuída a 443 praias, sendo 50 praias da Região Centro e 88 da Região Tejo. 

Para além desta distinção, o Município de Góis foi ainda reconhecido com o programaPraia Acessível – Praia para Todos!, uma parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação – INR, a Agência Portuguesa do Ambiente – APA e o Turismo de Portugal.

O Programa visa a atribuição de galardões às zonas balneares portuguesas (praias costeiras e interiores) que cumpram determinados requisitos de acessibilidade, sendo que, em Góis, foram galardoadas:

– Praia Fluvial da Peneda/Pêgo Escuro

– Praia Fluvial de Alvares

– Praia Fluvial das Canaveias

– Zona Balnear de Ponte do Sótão

– Zona Balnear de Cabreira

– Zona Balnear de Colmeal

Maio do azulejo regressa com mais de uma dezena de propostas, numa cidade – Museu com Tesouros para descobrir

Edição celebra os 25 anos do ACRA e traz novos murais, concertos, oficinas e visitas.

O Município de Ovar volta a dedicar um mês a um dos seus patrimónios mais valiosos. Arrancou ontem, 2 maio, mais uma edição do Maio do Azulejo.

Com mais de uma dezena de propostas espalhadas pelo centro histórico e pelo concelho de Ovar, a arte vai encontrar-se em cada monumento, em cada fachada e em cada rua.

Concertos fora de portas, oficinas, visitas, conversas e muito mais. Ovar, Cidade-Museu Vivo do Azulejo é o palco principal e convida a explorar um concelho vibrante com segredos para revelar. Muitas são as novidades desta edição, que, com o lançamento da exposição: “Ovar do Azulejo”, marca o arranque das comemorações dos 25 anos do ACRA – Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo da Câmara Municipal de Ovar.

Destaque, ainda, para a apresentação de dois murais cerâmicos, um no centro histórico da cidade e outro em S. Vicente de Pereira, num projeto que envolve alunos do primeiro ciclo.

“Preparámos um programa diversificado, que desafia os participantes a olharem para o concelho de Ovar com outros olhos, sendo que o nosso objetivo é que a notoriedade e projeção conquistadas ao longo do mês, se possam prolongar pelo tempo, já que as peças do nosso museu – Ovar, Cidade-Museu Vivo do Azulejo – estão disponíveis todo o ano em qualquer horário e podem ser complementadas com outras experiências únicas que temos no concelho, como são a agenda náutica e a gastronomia, por exemplo”, resume Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, dando conta de um programa para todos.

“É uma proposta pensada a vários níveis. Primeiro, para fomentar o sentimento de pertença pelo território, aproximando os munícipes, em especial as crianças, da história e património do concelho e proporcionando momentos coletivos de partilha e fruição cultural únicos e, depois, como forma de atrair visitantes ao concelho de Ovar, acrescentando-se valor a uma programação que pretende ter atrativos diferenciadores para diferente públicos e durante todo o ano”.

ACRA – 25 anos a preservar a singularidade de Ovar – Cidade-Museu Vivo do Azulejo

A identidade do concelho tem sido o ponto de partida para a promoção cultural do território e o património azulejar não foge à regra. Para isso, muito tem contribuindo o ACRA – Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo da Câmara Municipal de Ovar que comemora 25 anos.

“Tem tido um papel fulcral na conservação, restauro e valorização do património público e privado, na investigação e na sensibilização de toda a população, sendo o trabalho desenvolvido pela autarquia nestes anos essencial para sedimentar a notoriedade de Ovar, Cidade-Museu Vivo do Azulejo, através da valorização e promoção de um património singular no contexto nacional e europeu”, sublinha o autarca.

Dia Nacional do Azulejo com história e com futuro

Um dos dias mais marcantes das comemorações é já no dia 6 de maio, Dia Nacional do Azulejo, com a apresentação do mural cerâmico “São Vicente de Pereira – Aldeia de Portugal”, na Escola Básica de São Vicente de Pereira, resultado do projeto “A Magia do Azulejo”, dirigido aos alunos do primeiro ciclo e com o objetivo de aproximar as novas gerações do património e da história do concelho, que o Município de Ovar tem vindo a desenvolver com a Escola Básica de São Vicente de Pereira.

As iniciativas continuam a 9 de maio, às 18h30, na Escola de Artes e Ofícios, com a inauguração da Exposição “Ovar do Azulejo” que faz uma viagem pela história do património azulejar do concelho e marca o arranque da celebração dos 25 anos do ACRA, que se irá prolongar por um ano. Segue-se uma visita guiada pelo centro da cidade sob o tema “A Cerâmica e a Arquitetura Modernista em Ovar”.

Património e música de mãos dados com dois concertos gratuitos em espaços inusitados

É já uma marca forte do Maio do Azulejo, que todos os anos proporciona momentos inesquecíveis. O património azulejar voltar a ser o cenário escolhido para celebrar a cultura e a música com dois concertos gratuitos em espaços inusitados.

No dia 17 de maio, às 18h00, na Igreja Matriz de Válega, o convite passa por assistir ao espetáculo “Isto Confessor Domini” numa viagem pela música franco-flamenga e portuguesa do séc. XVI.  No dia seguinte, 18 de maio, um novo momento especial: Pedro Moutinho atua no Largo do Palácio da Justiça em Ovar, à mesma hora.

Cidade Museu Vivo do Azulejo – Um património que continua a ser desenhado

Até ao último suspiro, o Maio do Azulejo promete surpreender. No último dia de programação, será inaugurado o mural cerâmico “Ovar do Azulejo”, dando seguimento à exposição com o mesmo nome. A obra assinada pela dupla de artistas Los Pepes resulta de uma residência artística, que irá decorrer durante o mês, na Escola de Artes e Ofícios e tem como inspiração as cores, geometrias e singularidades existentes no território, em mais uma iniciativa para preservar e valorizar Ovar, Cidade-Museu Vivo do Azulejo.

A vertente pedagógica e participativa continua bem patente nas propostas do Maio do Azulejo. A Escola de Artes e Ofícios abre as portas e promove uma série de oficinas gratuitas para todos os públicos.

Logo nos dias 2 e 3 de maio, decorre uma oficina criativa de pintura em azulejos; segue-se a 9 e 10 de maio nova proposta, desta vez com o tema: tecelagem manual em tear de pregos “Do Azulejo ao Têxtil” e nos dias 30 e 31 de maio a oficina criativa PinHole, que convida os participantes a fotografar com uma lata e um furo. As três iniciativas têm o mesmo horário, à sexta das 19h00 às 21h00 e ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00.

Há muito outros momentos para experienciar. Para apontar na agenda, entre outras iniciativas: 11 de maio, visita guiada – percurso a São Vicente de Pereira, por Leandro Correia, com dois horários: 10h30 e 15h00; e a 31 de maio, em mais uma iniciativa inovadora, Conversas na Rua, no Palácio da Justiça, às 16h00, numa reflexão informal sobre o futuro do património azulejar.

Programa de Desporto Adaptado celebra o sétimo aniversário: Albergaria – a – Velha

O Programa de Desporto Adaptado, desenvolvido pela APPACDM de Albergaria-a-Velha e pelo Município, vai celebrar o seu 7.º aniversário com uma sessão de partilha de experiências, a ter lugar no Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba no dia 9 de maio, pelas 17h30.

Após a sessão de abertura com Isabel Fonseca, Presidente da APPACDM de Albergaria-a-Velha e António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, vai ser apresentado o balanço do Programa de Desporto Adaptado que, ao longo dos últimos sete anos, tem promovido a integração de pessoas com deficiência e/ou incapacidade na dinâmica desportiva do Concelho através de várias modalidades, com destaque para a natação, atletismo e Boccia.

Alberto Costa, Vice-Presidente da ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental vai abordar a temática “Desporto Adaptado – do Desenvolvimento à Competição”, seguindo-se a mesa redonda “Desporto Adaptado: Facilitador da Inclusão”, com a participação de uma mãe e de um pai de atletas do Programa de Desporto Adaptado, bem como de Catarina Mendes, Vereadora de Ação Social, Educação e Saúde, e Isabel Fonseca.

A sessão de encerramento contará com as intervenções de Catarina Mendes e de Isabel Cruz, Vereadora da Cultura e Desporto.

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição prévia, até 7 de maio, aqui.

Albergaria – a – Velha: Bairro Comercial Digital promove formação

O projeto “Bairro Comercial Digital – A Arte de Bem Receber”, do Município de Albergaria-a-Velha, tem agendadas, para maio e junho, três formações dirigidas a comerciantes e agentes aderentes, que vão decorrer na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha, no horário 19h00 – 22h00. 

As ações são desenvolvidas no âmbito do protocolo celebrado entre o Turismo de Portugal e o Município e são de participação gratuita, mediante a inscrição na Academia Digital Turismo de Portugal.

A ação “Montras e Vitrines como Fator de Atração – do storytelling às técnicas e materiais” tem lugar nos dias 5, 7 e 12 maio, com uma carga horária total de 10 horas. Ao longo dos três dias, os participantes vão poder compreender o espaço comercial e de atendimento enquanto ferramenta de identidade e imagem de marca; explorar ferramentas para a criação de montras e vitrines impactantes; e aplicar técnicas e materiais para a valorização dos produtos e/ou serviços.

Já nos dias 19, 21 e 26 maio o tema vai ser “Fotografia para Redes Sociais: Aumente as Vendas do Seu Negócio”, com uma duração total de 9 horas. Esta formação tem como objetivos: compreender os conceitos básicos relativos à fotografia (detalhes técnicos; equipamentos; iluminação; composição e edição); explorar a fotografia e criação de conteúdos para Redes Sociais; e potenciar a visibilidade do negócio turístico.

No mês de junho, nos dias 3 e 16, a Incubadora de Empresas vai receber a ação “A Inteligência Artificial ao Serviço do Seu Negócio: novas ferramentas”. Durante as 6 horas de formação, vai-se explorar de que forma é que a IA pode potenciar o dia-a-dia das empresas; conhecer diferentes ferramentas de IA; perceber como o Chat GPT, Gemini e Co-Pilot podem auxiliar na automatização dos desafios diários das organizações; e criar conteúdo com base em IA.

As inscrições devem ser realizadas através da página de Internet da Academia Digital Turismo de Portugal, aqui, selecionando a ação pretendida. Para mais informações, pode-se contactar o projeto Bairro Comercial Digital através dos seguintes contactos: gestor.bairro@cm-albergaria.pt ou 910 352 572.

Corte de energia elétrica não provocou qualquer situação problemática em Cantanhede

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede reuniu hoje com elementos da Comissão Restrita de Proteção Civil e chefias da autarquia, no sentido de fazer uma avaliação sobre os possíveis impactos do corte no fornecimento de energia elétrica que se verificou ontem em todo o país.


A primeira constatação é a de que não houve no concelho quaisquer situações que requeressem especiais cuidados, tal como relataram as equipas que ficaram de piquete durante 24 horas para dar suporte e apoio a solicitações de hospitais, IPSS e outras entidades com vocação de serviço público.


Essas equipas, recorde-se, foram constituídas ontem na reunião de Helena Teodósio com a Comissão Restrita de Proteção Civil e chefias, para serem acionadas medidas destinadas a mitigar eventuais consequências do denominado apagão.

Segundo Helena Teodósio, “houve uma perfeita articulação da Câmara Municipal com todas as entidades que eventualmente poderiam vir a necessitar de apoio, facilitando assim a coordenação das medidas”.


Além da criação das duas equipas de piquete para funcionarem durante 24 horas, ficou garantido que os Bombeiros Voluntários de Cantanhede continuariam a assegurar serviços de socorro urgente e emergente e que a Inova – EM manteria o normal funcionamento dos serviços de abastecimento de água e recolha de resíduos sólidos urbanos.


Da reunião de avaliação de hoje foi ainda feito um ponto da situação sobre as alternativas para manter serviços essenciais a funcionar em situações de corte generalizado de energia e/ou de telecomunicações, tendo sido equacionada a possibilidade de reforçar as condições existentes a esse nível.

Destaques