Quase 200 ocorrências até às 8h de hoje. Lisboa é o distrito mais afetado

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decretou no sábado o estado de alerta especial de nível amarelo para o todo dispositivo do continente, devido ao agravamento das condições meteorológicas.

Foram registadas 199 ocorrências, devido às condições meteorológicas adversas, entre as 16h00 de sábado e as 8h00 deste domingo. De acordo com a ANEPC, as principais incidências são queda de árvores e estruturas e inundações da via pública.

Os distritos mais afetados são Lisboa, onde ocorreram 85 ocorrências, Setúbal (31), Faro (21), Santarém (12) e Beja (11).

No teatro de operações estiveram “803 operacionais e 263 meios terrestres”.

A Proteção Civil alertou ainda para os avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à agitação marítima, que estão em vigor até às 9h00 de hoje.

Recorde-se que três túneis rodoviários na Avenida João XXI, Campo Grande e Entrecampos, em Lisboa, foram encerrados no sábado à noite por prevenção por causa do mau tempo.

A ANPC decretou no sábado o estado de alerta especial de nível amarelo para o todo dispositivo do continente, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao agravamento das condições meteorológicas, e recomendou especial cuidado junto a zonas ribeirinhas, adoção de condução defensiva ou evitar zonas inundadas, dadas as previsões para as próximas 72 horas de chuva persistentes e ventos fortes.

“Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de águas nas vias”, diz a ANEPC, pedindo igualmente que os cidadãos não atravessem zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou tampas de esgoto abertas.

Recomenda também para que não pratiquem atividades relacionadas com o mar, seja pesca desportiva ou desportos náuticos, mas também passeios à beira-mar, evitando também estacionar veículos muito próximo da orla marítima.

As recomendações da ANEPC são medidas preventivas face à informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que aponta para chuvas fortes, agitação marítima, neve e ventos fortes nas próximas hora