Festival de Rock decorreu este sábado e acolheu entusiastas de vários pontos do País e do estrangeiro. Evento já tem data marcada para 2024.
No passado sábado, 14 de janeiro de 2023, o Centro Recreativo e Cultural de Santo André, no Município de Mangualde, acolheu entusiastas de vários pontos de Portugal e do estrangeiro para o “HardMetalFest Mangualde”. A organização contou, como tem sido habitual, com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde. Na iniciativa, estiveram presentes o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida e João Cruz.
Este Festival surgiu em 1997, com o nome Festival de Heavy Metal de Mangualde, e decorria no antigo ciclo preparatório de Mangualde.
Considerado um dos 12 Festivais de Metal mais antigos do mundo e o mais antigo em Portugal, o “HardMetalFest Mangualde” na sua 28.ª edição abriu as portas aos entusiastas pelas 14h30. SOLLUST (Portugal) pisaram o palco para abrir o Festival, que teve início pelas 15h00. Seguiram-se os nacionais WANDERER, CAPE TORMENT e GWYDION. Pelas 18h50 atuaram os Finlandeses BLACK MASS PERVERTOR, seguidos por DEATHLESS LEGACY (Itália) e LORD VICAR (Finlândia). Posteriormente atuaram os cabeças de cartaz SATAN (Reino Unido) e SCHIRENC PLAYS PUNGENT STENCH (Áustria). O evento contou ainda com outras atrações, nomeadamente, GORGON (França), NOCTURNAL (Alemanha) e MORDAÇA (Portugal), que encerrou o evento pelas 02h30.
A tenda exterior foi animada por DJs convidados, onde não faltaram os habituais spots de merchandising, food & drinks.
A 29.ª edição já tem data marcada para 2024, a 13 de janeiro, com confirmações de SINISTER e VARATHRON OSTROGOTH como cabeças de cartaz. O alinhamento do Festival contará, também, com nomes como HATE SQUAD, OSTROGOTH, CULTUS SANGUINE, ACID MAMMOTH, GROG, CRUZ DE FERRO, MORBID DEATH, GRINDEAD e M.O.R.G..