Os factos foram praticados nas zonas de Torres Vedras, Ramalhal e Lourinhã
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, procedeu à identificação e detenção de dois homens, portugueses, com 28 e 29 anos de idade, por fortes indícios da prática de cerca de uma dezena de crimes de roubo agravado, com ameaça de arma de fogo, em estabelecimentos comerciais, nomeadamente de comércio de produtos alimentares e postos de abastecimento de combustíveis, tendo os factos ocorrido nas zonas de Torres Vedras, Bombarral e Lourinhã, no período temporal compreendido entre de outubro e novembro últimos.
As diligências encetadas pela investigação permitiram determinar que os arguidos, agora identificados e detidos, planeavam previamente a prática dos crimes, escolhendo os estabelecimentos que abordavam, bem como os períodos temporais em que seria expectável a existência de quantias monetárias mais avultadas, suscetíveis de poderem ser subtraídas. Na abordagem aos locais e na fuga faziam uso de um veículo automóvel pertença de um dos arguidos.
Os crimes praticados resultaram na apropriação ilegítima de alguns milhares de euros, para além do enorme alarme social e sentimento de insegurança que se instalou entre as populações residentes e respetivos estabelecimentos comerciais em que os crimes tiveram lugar.
Os arguidos foram identificados, localizados e detidos em momentos diferentes, tendo sido aplicada a ambos, na sequência de interrogatório pelas Autoridades Judiciárias, a medida de coação de prisão preventiva.