Lousã presente no Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Foram apresentadas várias boas práticas já implementadas no Concelho da Lousã

A Câmara Municipal da Lousã esteve presente no Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras que teve lugar em Valongo.

A iniciativa foi dedicada a apresentações das boas práticas na área da Educação desenvolvidas pelo município anfitrião e que vão ao encontro dos projetos e programas já implementados pelo Município da Lousã.

Destaca-se o Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Educativo, de que fazem parte o Projeto de Literacia Emergente “Crescer a Ler” e o Programa “Crescer Feliz – Meditar e Relaxar para Concentrar”, ambos com início em 2018.

O público-alvo dos referidos projetos são os alunos do ensino pré-escolar e da rede pública e privada do município da Lousã, e os alunos do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas da Lousã, num total de 2790 alunos distribuídos por estes ciclos de ensino e com um investimento de 176 255 €, desde 2018 até ao presente ano letivo.

Este investimento, promotor do desenvolvimento integral da pessoa, tem como objetivo promover o sucesso educativo, apostando na formação e promoção de competências de todos os seus cidadãos, a começar pelas crianças e jovens, e ao longo da vida, seguindo os princípios da Carta das Cidades Educadoras.