A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu hoje, dia 8 de fevereiro, um grande evento dedicado à Educação, que contou com a participação de diversos especialistas.
O Seminário “Valorizar e Des(a)fiar a Escola”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), foi um palco privilegiado para a partilha das melhores práticas, locais e nacionais, de projetos e iniciativas socioeducativas inovadoras e promotoras de novas metodologias e abordagens do processo ensino-aprendizagem.
A sessão de abertura desta iniciativa, entre outros, esteve a cargo de João Paulo Gouveia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Bexiga, Diretor da Visprof, Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, e Cristina Oliveira, Diretora Regional de Educação do Centro.
O evento teve início em torno do conceito de escola feliz e inspiradora, preocupada no bem-estar da comunidade e alunos. Depois de uma primeira pausa, seguiram-se sessões centradas na inclusão, com destaque para o projeto MyMachine.
Este é um programa educativo que surgiu na Bélgica, com o objetivo de trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, identificar problemas ou necessidades e, depois, dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse desafio.
Seguiu-se um momento de debate, cujo tema central versou o sucesso educativo em Viseu Dão Lafões, tendo contando com a participação de Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, e Pedro Ribeiro, Vereador da Educação do Município de Viseu, entre outros oradores. Para finalizar, teve, ainda, lugar uma conferência final de Rui Correia, vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019.
“Este importante Seminário surgiu no seguimento do trabalho continuado que a CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a desenvolver na promoção do sucesso educativo na região.
A Educação está na base de todas as competências e valorizar as escolas é uma prioridade máxima numa estratégia intermunicipal que vê o Ensino como um pilar estrutural para o desenvolvimento do território”, destaca Nuno Martinho.
O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões revela: “com a iniciativa colocou a Viseu alguns dos melhores especialistas nacionais no assunto e partilhamos também as nossas experiências. Foi, seguramente, um debate enriquecedor para todos os participantes.”