Manuel Veríssimo assume continuidade na presidência da Ordem dos Médicos do Centro

Os novos órgãos dirigentes da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, eleitos para o triénio 2023-2025, tomaram hoje posse, na presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do Bastonário, Miguel Guimarães.

Manuel Teixeira Veríssimo afirmou que vai dar continuidade ao trabalho de Carlos Cortes, que está a disputar a segunda volta das eleições para Bastonário e deixou hoje a seção regional do Centro.

O médico de Coimbra disse no discurso de tomada de posse que a prioridade vai ser trabalhar para a “indispensável regularização das carreiras médicas” assim como criar condições para evitar tanto “situações de burnout dos profissionais”, como de violência contra médicos”. Há ainda uma aposta da SRCOM na área do envelhecimento, cuja equipa o clínico destacou por entre as cerca de 150 pessoas que hoje iniciaram funções.

A cerimónia teve lugar na Antiga Igreja do Convento de São Francisco onde tomaram posse os novos órgãos sociais: membros da Mesa da Assembleia Regional, Conselho Regional, Conselho Fiscal e Conselho Disciplinar e, ainda, os 11 gabinetes consultivos do Conselho Regional.

Na sessão, foram ainda empossados os órgãos sociais da Sub-Região de Coimbra da Ordem dos Médicos.

Manuel Teixeira Veríssimo, médico assistente graduado sénior de Medicina Interna e professor associado com agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi eleito em janeiro presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), sucedendo ao médico assistente graduado sénior de Patologia Clínica, Carlos Cortes, que liderou a instituição na região Centro nos últimos nove anos e que neste sufrágio se apresentou como candidato a bastonário, vencendo a primeira volta das eleições.

Foi a maior votação de sempre para os órgãos regionais do Centro, esta eleição em janeiro de 2023: A lista única a sufrágio na região Centro em 2020 obteve, no total, 2515 votos. Em 2017, também lista única, obteve 1883 votos. Neste mais recente sufrágio, a lista liderada por Manuel Teixeira Veríssimo, obteve 2942 votos.

A SRCOM tem como vice-presidente Inês Rosendo, Henrique Cabral como Secretário do Conselho Regional.  O elenco representativo dos médicos conta ainda com Isabel Luzeiro, para o Conselho Superior, Guilherme Tralhão para a presidência da Assembleia Regional, Armando Carvalho para a presidência da Assembleia Sub-regional de Coimbra, Rui Passadouro na presidência do Conselho Fiscal da SRCOM e Paula Coutinho como presidente do Conselho Disciplinar.

Manuel Teixeira Veríssimo foi eleito para o triénio 2023 – 2025, numa votação que escolheu os restantes órgãos sociais da Ordem dos Médicos (Conselho Superior, Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e os respetivos conselhos disciplinares e fiscais). Para o Conselho Regional do Centro foram registados 3862 votos válidos.

A nível nacional, num sufrágio em que se apresentaram as eleições seis candidatos a bastonário, Carlos Cortes vai a sufrágio na segunda volta com Rui Nunes. Carlos Cortes venceu a primeira volta com 28.01% dos votos.

Com o lema “Ser Médico Hoje, Pensar o Amanhã”, a equipa liderada por Manuel Teixeira Veríssimo tem como projeto cinco pontos-chave: A defesa pela liderança médica, carreiras médicas, formação diferenciada, bem como a defesa da qualidade de Saúde e apoio ao bem-estar dos médicos.

Assim, no próximo triénio 2023-2025 no Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos: Manuel Teixeira Veríssimo, Inês Rosendo, Henrique Cabral, João Pego, Lara Sutil, Carolina Aires, Ana Bernardino, Ana Sofia Cabral, Catarina Melo, Anabela Pereira, Luís Silva.

O presidente da SRCOM é Doutorado em Medicina Interna e presidiu ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, à Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e à Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, tendo sido também diretor do Centro de Medicina Desportiva de Coimbra.
Atualmente, para além de presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo é professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.