A obra de requalificação da Praça do Município de Penela está a decorrer há cinco meses e a empreitada vai agora avançar para uma nova fase. O estacionamento na envolvente da Praça do Município está suprimido, mantendo-se o acesso e estacionamento para mobilidade condicionada, veículos de emergência e veículos de serviço da autarquia. O acesso pedonal mantém-se.
O alargamento do estaleiro da obra já implicou a supressão dos estacionamentos até agora existentes no largo, sendo que, a partir de 13 de fevereiro, vão ser implementados condicionamentos significativos no acesso e estacionamento junto aos Paços do Concelho.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Penela vai assegurar transporte gratuito entre o Parque das Águas Romanas e a Igreja de Santa Eufémia.
O avanço das obras de requalificação da Praça do Município de Penela vai implicar alterações significativas de trânsito e estacionamento naquela zona da vila.
A partir de hoje são implementados condicionamentos significativos no acesso rodoviário aos Paços do Concelho, para permitir o avanço da frente de trabalhos. Assim, todos os lugares de estacionamento na envolvente da Praça do Município serão suprimidos, mantendo-se, no entanto, o acesso e estacionamento para mobilidade condicionada, veículos de emergência e veículos de serviço da autarquia. O acesso pedonal mantém-se, sendo garantidas as condições de segurança necessárias.
A Câmara Municipal de Penela vai assegurar transporte gratuito para acesso aos serviços instalados nos Paços do Concelho, com paragem no Parque das Águas Romanas (estacionamento de autocarros em frente à cafetaria) e junto à Igreja de Santa Eufémia. O transporte será assegurado nos dias úteis entre as 08h40 e as 17h40, sendoa frequência de horário e contacto para informações afixado nos locais identificados.
Recorde-se que esta obra, a cargo da empresa Odraude – Construção Civil e Obras Públicas, Lda., que venceu o concurso público, visou a demolição de um muro que se encontrava em estado avançado de degradação e a construção de um novo estacionamento público.
O projeto prevê a criação de cerca de 60 lugares, repartida em dois níveis de cota diferentes, que pretende dar resposta às necessidades de estacionamento e acessibilidades aos Paços do Concelho, ao Castelo de Penela e à Igreja Santa Eufémia.
A intervenção prevê a criação de zonas de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, bem como acessos pedonais legalmente adaptados à legislação das acessibilidades em vigor. Está, também, incluída a requalificação das infraestruturas das redes elétrica, de águas pluviais e de águas residuais.
Este projeto, que tem um prazo de execução de cerca de 18 meses, tem financiamento comunitário de 85%, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), com um FEDER de 1.209.317,88€. A contrapartida nacional é assegurada pela autarquia que, para isso, elaborou uma candidatura à Linha BEI PT 2020.