Coimbra define prazos para candidaturas a apoios financeiros municipais na área da Cultura

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou hoje, em reunião do executivo a Abertura de Candidaturas para 2023 ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Permanente – Associativismo Cultural Geral. 

Os agentes culturais devem apresentar as candidaturas de 06 de março de 2023 a 17 de abril de 2023. Recorde-se que, na última de Reunião de Câmara, 30 de janeiro, foi aprovada uma proposta de Aviso de Abertura de Candidaturas para 2023 a 2025 ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Permanente para as entidades com gestão de Equipamentos Culturais Municipais, a decorrer de hoje, 13 de fevereiro até 31 de março.

No que diz respeito ao apoio financeiro municipal ao associativismo cultural para atividade permanente, destinado aos agentes culturais, nomeadamente associações, cooperativas e federações de entidades da mesma natureza jurídica, que se encontrem legalmente constituídos e inscritos no Registo Municipal dos Agentes Culturais, as candidaturas podem ser apresentadas entre as 09h00 de 06 de março de 2023 e as 17h00 de dia a 17 de abril de 2023, tal como refere o aviso que será divulgado depois da deliberação do Executivo Municipal.

Para efeitos de apresentação e de análise de candidaturas são elegíveis as seguintes áreas artísticas: música; dança; etnografia e folclore; teatro; cinema e audiovisual; artes plásticas e visuais; cultura e recreio; e outra com interesse cultural.

Por sua vez, abriram às 09h00 de hoje, dia 13 de fevereiro, e decorrem até as 17h00 de 31 de março as candidaturas ao apoio financeiro municipal ao associativismo cultural para atividade permanente dirigidas às entidades gestoras do Pavilhão Centro de Portugal (Orquestra Clássica do Centro) e Centro de Artes Visuais (Encontros de Fotografia – Associação Cultural e Recreativa) para 2023-2025, uma vez que para a Oficina Municipal do Teatro  e  para o Teatro da Cerca de São Bernardo já existem projetos aprovados até 2023, pelo O Teatrão e pela A Escola da Noite, respetivamente.

As entidades que gerem os equipamentos podem apresentar, até dia 31 de março de 2023, os seus projetos para 1, 2 ou 3 anos, os quais serão analisados per se tendo em consideração as suas tipologias específicas e as missões diferentes que cada uma prossegue.

As candidaturas aos apoios financeiros municipais são dirigidas aos agentes culturais legalmente constituídos, com finalidade não lucrativa, que prossigam fins de interesse municipal em Coimbra e estejam inscritos no Registo Municipal de Agentes Culturais.

As candidaturas aos diversos apoios, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, devem ser submetidas através da plataforma informática disponibilizada pela autarquia e acompanhadas por um conjunto de documentos elencados nos avisos de abertura de candidaturas. Serão, depois, analisadas, validadas e avaliadas pelos serviços municipais, segundo os critérios estabelecidos nos respetivos avisos.