O Instituto Politécnico de Coimbra e a Câmara Municipal da Lousã promovem o seminário “@GIR pelo Território – Desafios atuais e futuros do Programa de Transformação da Paisagem”, na Lousã a 15 de fevereiro de 2023, a partir das 14h, no Hotel Octant.
No mesmo dia, mas de manhã, às 10h, no âmbito do projeto F4F (Florest for Future) realiza-se um Percurso Demonstrativo de “Gestão Florestal Adaptativa em Povoamentos Mistos com Potencial Produtivo”.
A primeira parte do Seminário será dedicada ao tema “A experiência no terreno” com cinco oradores que irão partilhar as suas experiências. O segundo momento passará por um debate com mesa-redonda cujo tema será “Desafios para a transformação da paisagem em territórios vulneráveis”.
“Este evento permitirá divulgar uma parte das parcelas de demonstração de gestão adaptativa em povoamentos mistos, instaladas no âmbito do projeto F4F – Forest for Future, bem como, demonstrar soluções para aumentar a resiliência às alterações climáticas, distúrbios e perturbações.
Os testemunhos e trabalhos que serão apresentados, relativos à implementação de diversas medidas desenvolvidas no âmbito do Programa de Transformação da Paisagem, PGRP, AIGP, OIGP, vão fornecer uma matriz de discussão fundamental para o debate e a perceção sobre a forma como poderemos ultrapassar os desafios do desenvolvimento sustentável nos territórios vulneráveis”, refere José Gaspar, vice-presidente do IPC e investigador responsável da equipa da ESAC-IPC no Projeto F4F.
“Este é o primeiro de um ciclo de eventos “@GIR pelo Território” que o Politécnico de Coimbra está a organizar com os parceiros locais, nos vários concelhos onde já se encontram instalados os Gabinetes de Inovação Regional.
Com esta “descentralização” pretendemos reforçar a ligação com o território através da realização de diferentes iniciativas que permitam o debate sobre temáticas com interesse para a região, a apresentação dos contributos e do trabalho desenvolvido pela comunidade do IPC nas diferentes áreas do saber, muito desse trabalho já em parceria, bem como a identificação de oportunidades de colaboração com as entidades locais”, aponta Érica Castanheira, vice-presidente do IPC e responsável pelo Gabinete de Interface com a Comunidade.
Neste seminário estará ainda patente uma exposição relativa ao desenvolvimento das Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) de Arganil, que representa uma mostra de experiência de aprendizagem e serviço dos alunos do Mestrado em Recursos Florestais e Unidade Curricular de Planeamento e Gestão da Paisagem da Escola Superior Agrária (ESAC) do Politécnico de Coimbra.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.
O encerramento do evento vai contar com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, segundo divulga o IPC.
O Programa de Transformação da Paisagem foi concebido após os incêndios de 2017 e representa uma oportunidade de repensar a gestão dos territórios mais vulneráveis. Contudo, apresenta também bastantes desafios e carece de um debate profundo. As dinâmicas conjunturais apontam no caminho correto, mas a transformação do território para um sistema multifuncional, biodiverso e resiliente é complexa.