GNR de Anadia regressa ao quartel após obras de reabilitação

A GNR de Anadia está de regresso ao seu antigo quartel, depois de este ter sofrido obras de reabilitação e adaptação nos últimos dois anos, num investimento superior a um milhão de euros (ME), revelou hoje fonte da Câmara.

O regresso ao quartel, situado na avenida Engenheiro Tavares da Silva, ocorreu sexta-feira, “estando já em pleno funcionamento”, depois de uma intervenção que decorreu entre janeiro de 2021 e janeiro deste ano.

Enquanto as obras decorreram, o Destacamento Territorial da GNR de Anadia funcionou provisoriamente no edifício da antiga Escola Secundária de Anadia, na Avenida 25 de Abril.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Aveiro explicou que as obras de reabilitação e adaptação do quartel da GNR de Anadia, com um investimento superior a um milhão de euros, permitiram dotar o edifício de “instalações adequadas ao desempenho da sua missão”.

A sua remodelação implicou “a reorganização de todo o espaço interior”, criando “uma maior funcionalidade dos serviços”.

O edifício, onde em tempos funcionou uma penitenciária, e mais tarde, um jardim-de-infância, apresentava sinais de degradação devido à passagem do tempo e à sua utilização intensiva.

“Tendo em conta as más condições das instalações do Destacamento Territorial da GNR de Anadia, esta foi uma intervenção de fundo muito aguardada pelo Município de Anadia”, destacou a autarquia.

A requalificação e adaptação do quartel decorreu no âmbito de um Contrato de Cooperação Interadministrativa, assinado em fevereiro de 2020, entre o município, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, tendo a empreitada sido adjudicada em julho de 2020.

O edifício da antiga Escola Secundária, onde a GNR esteve instalada nos últimos dois anos, acolhe atualmente, e de forma provisória, os serviços do Centro de Saúde de Anadia, que também está a ser algo de uma intervenção.

Em janeiro deste ano, a Câmara Municipal de Anadia anunciou o lançamento de um concurso público para a requalificação da antiga Escola Secundária, num investimento que ronda os 1,9 milhões de euros e que prevê adaptar o edifício em alojamento estudantil.