Arroz carolino e lampreia do Mondego para saborear em Montemor-o-Velho

Montemor-o-Velho celebra de 10 a 19 de março o melhor dos produtos locais, com destaque para o arroz carolino do Baixo Mondego e a lampreia.

A 21.ª edição do Festival do Arroz de Lampreia | Sabores do Campo e do Rio traz muitos e deliciosos motivos para celebrar e visitar o concelho de Montemor-o-Velho no mês de março. A Televisão do Centro acompanhou a apresentação do programa em direto.

De 10 a 19 de março, com vista para o Castelo de Montemor-o-Velho, a tenda do Festival do Arroz e da Lampreia volta a abrir as  portas para receber os milhares de visitantes e apreciadores de boa gastronomia.

O genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego têm honras de destaque, sempre acompanhados pelos sabores do campo e do rio, nesta incrível viagem à excelência da gastronomia da região, apurada ao longo das gerações.

Como sobremesa, o Pastel de Tentúgal IGP, as Queijadas de Pereira, as Pinhas de Montemor ou o arroz doce, feito com o cremoso arroz Carolino do Baixo Mondego e com o leite das explorações da Gândara, completam uma experiência gastronómica feita para ser degustada em família e com amigos.

Na tenda do festival, a cultura, a arte, os saberes de outrora e as propostas gastronómicas são uma constante.

A animação complementa a ementa deste certame gastronómico na perfeição. Pensada para todas as idades e gostos, a programação cultural promete surpreender. Com um espaço inteiramente dedicado à brincadeira, as crianças vão poder experimentar, provar e aprender a arte da cozinha, com os sempre animados e produtivos workshops para os mini-chef.

Os 12 restaurantes aderentes aceitaram o desafio e vão servir os sabores mais apurados da região, reforçando os valores e o espírito do Festival de promoção da gastronomia do concelho e da região.

À distância de um clique, no telemóvel ou no computador, está também disponível uma deliciosa edição digital, em www.festivalarrozlampreia.pt, para ser (virtualmente) degustada nos quatro cantos do mundo.

O Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, conta com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal e integra a Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021/2022 – “A Million Food Stories”.

Com o gosto e a dedicação de sempre, a 21.ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia convida a uma inesquecível visita a Montemor-o-Velho e aos seus sabores do campo e do rio.

21.ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia | Destaques

Em 2023, o Festival do Arroz e da Lampreia tem uma ementa intensa, cheia sabor, confiança, partilha e descoberta, que celebra a diversidade e a riqueza cultural e criativa deste território.

Mantendo o formato híbrido de 2022, o Festival acontece em 3 palcos distintos: restaurantes aderentes, tenda do Festival e site do Festival (www.festivalarrozlampreia.pt) e continua a crescer.

Com vista para o Castelo, a tenda ganhou ainda mais área, tem mais tasquinhas (2 associações e 3 restaurantes), bares e petisqueiras e expositores da mostra de produtos endógenos e doçaria. A tenda do Festival está mais amiga do ambiente e a oferta de animação foi reforçada, levando o festival ainda mais longe e promovendo a imagem do concelho e da região.

Para além de uma experiência gastronómica inesquecível, esta é uma viagem pela tradição, património e inovação. O programa que acontece fora dos limites da tenda também ganha novos atrativos com as riquezas da sede de concelho a poderem ser admiradas de outras perspetivas. A par da (re)descoberta do centro histórico, a iniciativa pretende também ser uma forma de contribuir para a dinamização do comércio local.

Restaurantes aderentes divulgam os sabores do campo e do rio durante todo o mês

São 12 os restaurantes aderentes do Festival. Durante todo o mês de março, o arroz Carolino do Baixo Mondego é um dos ingredientes de excelência que vai desafiar o palato dos comensais mais exigentes.

O arroz de pato, o arroz de lampreia, o arroz de grelos, o arroz malandro ou o arroz doce são alguns dos exemplos da excelência da nossa gastronomia e vão ser um pretexto para celebrar a arte e a cultura à mesa.

Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de ‘Valorizar o que é nosso’ e de potenciar a economia local, os restaurantes concelhios associam-se aos valores do Festival e fazem do mês de março um mês de exaltação da gastronomia local e regional.

Restaurantes aderentes: Café Restaurante O Serrado; Meco Restaurante; O Refúgio do Paúl; Restaurante Patinhos; Restaurante A Grelha; Restaurante O Marinheiro; Restaurante O Mosteiro; Restaurante Tasca da Mariana; Taberna da Floripes; Tia Aninhas Café e Tapas; Restaurante O Pimpão e Casa Arménio.

Arroz de lampreia: aconselhável reservar previamente

O arroz de lampreia é uma iguaria singular e única, que move paixões e aficionados. Dada a escassez do singular ciclóstomo, é aconselhável a reserva prévia junto dos restaurantes aderentes.

Todas as informações para contactos estarão disponíveis em www.festivalarrozlampreia.pt.

A tenda do festival ganha ainda mais espaço

De 10 a 19 de março, os sabores do campo e do rio tomam conta da tenda do Festival, instalada no Largo da Feira, que, este ano está ainda maior: passou de 4.050m2, em 2022, para 4.200m2.

Com uma nova disposição do espaço interior, que centraliza a área da gastronomia numa grande praça da alimentação, com 5 tasquinhas, 8 espaços de Bares & Petisqueiras e 6 espaços de doçaria tradicional, a tenda conta também com uma nova zona infantil, com o mercado de produtos endógenos, o espaço de exposição de artesanato, institucional, comércio e serviços. Os dois palcos do certame vão dar ainda mais vida e animação ao Festival.

Programa de animação reforçado

Paralelamente à (deliciosa) oferta gastronómica do espaço das tasquinhas, das petisqueiras ou da doçaria, há muitos motivos para visitar o Festival do Arroz e da Lampreia e que passam pelas áreas do artesanato, comércio e serviços.

A programação foi reforçada e conta com a participação de artistas de dimensão regional e nacional que se juntam às sempre espetaculares atuações dos artistas, ranchos e grupos folclóricos locais.

Mónica Sintra (10 março), Marco Rodrigues (11 março), Herman José (18 março), Adelaide Sofia Fado (10 março), Jabalizes (12 março), Sílvio Girão Fado (17 março), Rockluso (17 março), Baluarte (18 março) e Banda Tema (19 março) são alguns dos espetáculos que prometem animar ainda mais o festival.

Com um programa de animação para todas as idades, este ano, as noites no Festival vão ser também para dançar, com diversos Dj’s – Dj Faria, Dj Old Guy, Dj Agri Rui, Dj Bad Monkeyz, Dj Estobia – a animarem a tenda noite dentro.

Programa Aqui Portugal | RTP

Com transmissão em direto de Montemor-o-Velho para o Mundo, o Festival do Arroz e da Lampreia vai estar na antena da RTP1 no sábado, dia 11 de março, entre as 10h e as 19 horas, mostrando todas as potencialidades do festival e promovendo a cultura, as tradições e as oportunidades que o concelho tem para oferecer.

Morlândia – Espaço Infantil

Um dos espaços preferidos dos mais novos é a Morlândia, que, nesta 21ª edição, ganha um espaço próprio, com 150 m2 de pura diversão e brincadeira.

Para além das atividades lúdicas, muitas surpresas e momentos divertidos de descoberta e aprendizagem, ao fim de semana, as sessões de robótica prometem fazer as delícias das crianças.

MiniChef

Dirigido a crianças entre os 6 e os 12 anos, a Câmara Municipal, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, volta a realizar a iniciativa MiniChef.

Dar competências na área da gastronomia, explicar o valor nutricional dos alimentos, alertar para a importância de uma alimentação equilibrada são alguns dos objetivos da iniciativa que vai culminar com a preparação de uma refeição.

De forma divertida, os mais novos vão aprender mais sobre os produtos locais e criar um novo elo de ligação ao festival.

As inscrições podem ser feitas para o email festivalarrozlampreia@cm-montemorvelho.pt, indicando no assunto MiniChef ou, mediante disponibilidade, no secretariado do festival.

O MiniChef vai realizar-se nos dois fins-de-semana do Festival na tenda, das 12h às 15h00 e das 18h às 21h00.

Seniores em Movimento | Baile Sénior

O Baile Sénior promete animar a tarde de domingo, dia 19 de março, com os participantes no programa municipal Seniores em Movimento a serem convidados a dar vários passos de dança no Festival do Arroz e da Lampreia e a mostrar toda a sua vitalidade e boa disposição.

Festival mais amigo do ambiente

Confirmando o compromisso com a redução do impacto ambiental e a sustentabilidade energética, o Festival do Arroz e da Lampreia mantém o cuidado com o meio ambiente, a poupança energética e a gestão adequada dos resíduos.

O recinto vai usar iluminação LED e ao nível dos materiais de divulgação vão ser privilegiados os meios digitais, com uma redução dos materiais impressos. Pelo recinto, há pontos com informação disponível com o programa e acessível, de forma digital, através de QRcode.

Destaca-se ainda que nas ações desenvolvidas pelo Município, nomeadamente o showcooking de arroz doce, os recipientes utilizados deixam o plástico para utilizar embalagens de material reciclado.

O Festival volta a ser um EcoEvento ERSUC, continuando a promover ações que desenvolvam uma maior consciencialização ambiental junto dos visitantes, mas também junto dos participantes, em especial das tasquinhas e petisqueiras, com o intuito de melhorar o tratamento dado aos resíduos.

Este selo atribuído pela ERSUC demonstra a responsabilidade e preocupação com as questões da sustentabilidade deste evento.

Os copos reutilizáveis do Município vão estar em destaque no Festival do Arroz e da Lampreia. Reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental dos eventos municipais e para com a redução do plástico descartável ou de uso único, vão ser utilizados copos reutilizáveis.

Os copos terão um custo de 0,50€ (sem devolução) para o utilizador, podendo ser trocados por outro copo, desde que o mesmo se encontre em bom estado de conservação.

A gestão do serviço será efetuada por empresa contratada para o efeito, sendo responsável também pela lavagem/higienização dos copos.

Gastronomia também tem lugar nas Petisqueiras & Bares

Para além das 5 tasquinhas que estarão presentes na tenda do Festival do Arroz e da Lampreia, bem na praça central, as 8 Petisqueiras & Bares são também embaixadores da excelência da gastronomia local e regional.

As conversas entre amigos ou em família vão ter ainda mais sabor na companhia de petiscos tradicionais.

Viagens na Nossa Terra | Viagens do Comboio Turístico

As viagens no comboio turístico realizam-se nos dias 11, 12, 18 e 19 de março (sábado e domingo), entre as 15h00 e as 18h00.

Nos três percursos temáticos, os visitantes e turistas vão poder conhecer e explorar o Património Edificado, o Património Agrícola e o Património Natural de Montemor-o-Velho.

FAL também é desporto

A vivência desportiva encontra em Montemor-o-Velho um território fértil e o Festival continua a ver a sua relação com o desporto reforçada. Este ano, no sábado dia 18 de março, a Rota do Arroz Carolino, uma prova de ciclismo que explora o conceito NGPS, de navegação por GPS, em que os participantes podem escolher comodamente o seu horário de partida, sem pressões, tem partida e chegada no Festival do Arroz e da Lampreia. Inscrições no site https://cabreirasolutions.com/ngps/rota-do-arroz-carolino/

Arroz doce ao vivo

Pelo quarto ano, o Arroz Doce Non Stop está de volta ao Festival do Arroz e da Lampreia com três dias de showcooking de confeição de arroz doce ao vivo.

Nos dias 10 (das 19h às 21h), 11 (das 10h às 12h e das 15h às 18h) e 18 de março (das 15h às 18h), o público assume os comandos do espaço de cozinha ao vivo do festival e, sem revelar o segredo, dá a provar as suas receitas de família.

De participação gratuita, mas de inscrição obrigatória, os participantes têm apenas que trazer os utensílios necessários e, eventualmente, aquele ingrediente secreto que pode elevar ainda mais a deliciosa sobremesa, sendo que a organização distribui um kit com os produtos alimentares base (arroz Carolino, leite e açúcar) e ainda avental, touca e luvas.

As inscrições podem ser feitas para o email festivalarrozlampreia@cm-montemorvelho.pt, indicando no assunto “Arroz Doce Non Stop”.

O Festival na tenda de 10 a 19 março

Programação 
10 março | sexta-feira 
19h00Inauguração
 Arruada pelas Filarmónicas Concelhias
19h – 21hArroz Doce Non Stop – Showcooking de arroz doce ao vivo
21h30Adelaide Sofia Fado
22h30Mónica Sintra
00h30Dj Faria
02h00Encerramento
11 março | sábado 
10h00Abertura do recinto
10h – 19hPrograma Aqui Portugal | RTP
10h – 12hArroz Doce Non Stop – Showcooking de arroz doce ao vivo
12h – 15hMini Chef
15h – 18hArroz Doce Non Stop – Showcooking de arroz doce ao vivo
15h – 18hViagens na Nossa Terra | Percurso no comboio turístico
18h – 21hMini Chef
22h30Marco Rodrigues
00h30Dj Old Guy
02h00Encerramento
12 março | domingo 
12h00Abertura do recinto
12h – 15hMini Chef
15h – 18hViagens na Nossa Terra | Percurso no comboio turístico
17h00Rancho Folclórico Flores das Cantarinhas da Abrunheira
18h00Grupo Folclórico da Vila de Pereira
18h – 21hMini Chef
20h00Orquestra Ligeira da Carapinheira (a confirmar)
21h00Grupo de Cantares da Vila de Pereira
21h30Jabalizes
01h00Encerramento
13 março | segunda-feira 
12h – 15hAlmoço
19h – 23hJantar
14 março | terça-feira 
12h – 15hAlmoço
19h – 23hJantar
15 março | quarta-feira 
12h – 15hAlmoço
19h – 23hJantar
16 março | quinta-feira 
12h00Abertura do recinto
21h30Jorge Magalhães
01h00Encerramento
17 março | sexta-feira 
12h00Abertura do recinto
20h00Grupo de Cantares Arroz aos Molhos
21h30Sílvio Girão Fado
22h30Rockluso
00h30Dj Agri Rui
02h00Encerramento
18 março | sábado 
12h00Abertura do recinto
12h – 15hMini Chef
15h – 18hViagens na Nossa Terra | Percurso no comboio turístico
15h – 18hArroz Doce Non Stop – Showcooking de arroz doce ao vivo
18h00Rancho Folclórico de Escalos de Cima | Castelo Branco
18h – 21hMini Chef
19h00Grupo de Danças e Cantares da Cidreira
20h00Rancho Folclórico Malmequeres de Reveles
21h00Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro
21h30Baluarte
22h30Herman José
00h30Dj Bad Monkeyz
02h00Encerramento
19 março | domingo 
12h00Abertura do recinto
12h – 15hMini Chef
15h – 18hViagens na Nossa Terra | Percurso no comboio turístico
15h00Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro
16h00Rancho Folclórico e Regional do Seixo
17h00Baile com Banda Tema| Tarde Sénior
18h – 21hMini Chef
23h00Encerramento

Tasquinhas

Associação de Criadores da Raça Marinhoa

Casa do Povo de Arazede

Grupo Folclórico da Ereira

Restaurante Chinfrão

Restaurante Marinheiro

Bares & Petisqueiras

Carlos Alberto Pascoal Pelixo | Poncha Marinho Jorge Rosa Pascoal | Ginga de Óbidos Firmino João Martins | Crepes

ACDRS Quinhendros | Bebidas

Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Meãs do Campo Azul Rolante Clube de Automóveis Antigos

Centro Equestre do Concelho de Montemor-o-Velho Fábrica Igreja Paroquial da Freguesia de Tentúgal

Mercado de Produtos Endógenos & Doçaria Local

Amável José de Jesus Rama | Mel

Arroz da Ereira | Arroz Carolino do Baixo Mondego

Casa Agrícola António Valente | Arroz Carolino do Baixo Mondego Cooperativa Agrícola do Concelho de MMV | Arroz Carolino do Baixo Mondego Eiras & Filhos, Lda | Azeite

Ernesto Morgado SA | Arroz Carolino do Baixo Mondego Jordão & Nobre, Lda | Azeite Largar Azeite Dentinho | Azeite

ValMarques | Morangos, Kiwis e Hortícolas

APPACDM de Coimbra | Unidade Funcional de MMV | Arroz Doce

Centro Beira Mondego | Arroz Doce

Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo | Arroz Doce

Associação dos Pasteleiros de Tentúgal APT | Doçaria de Tentúgal

Associação Fernão Mendes Pinto | Pinha de Montemor

Grupo Folclórico da Vila de Pereira | Doçaria de Pereira

Artesanato Concelhio

Zélia Mafalda Costa Alves | Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca | Lavoures Artesanato José Oliveira | Arazede | Artigos em verga Mário Alberto Marques Ferraz Ferreira | Arazede | Cestaria

Vera Sofia Góis Pardal | Sofybiju by Vera Pardal | Carapinheira | Costura criativa, bijuteria e acessórios

Joaquim Ferreira Filipe | Ereira | Peças em madeira Adriana Fagundo | Montemor-o-Velho e Gatões | Lavoures

Bertina da Cruz Picanço Lé Freitas | ArtyBertina | Montemor-o-Velho e Gatões | Trabalhos em tecidos, lã, barro e vidro

Maria Armanda Monteiro Góis | Montemor-o-Velho e Gatões | A. Góis | Carteiras e mochilas em pele e cortiça

Margarida Machado Fernandes | Tecerarte | Montemor-o-Velho e Gatões | Tecelagem manual Maria de Lurdes Moio | Montemor-o-Velho e Gatões | Lavoures Helena Domingues Carvalho | Pereira | Bijuteria

Maria de Lurdes Simões Silva | Pereira | Lavoures

Graça Maria da Cruz Cavaleiro | Seixo de Gatões | Alimentação Golden Wheat | Tentúgal | Sabonetes e Produtos Naturais

Posto de Café

Serviços Sociais dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

Comércio e Serviços

Iconic Ingredient, Lda | Cereais Caramelizados

Institucional

Município de Montemor-o-Velho

Entidade Regional de Turismo do Centro

Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra

Adega Cooperativa de Cantanhede

Águas do Baixo Mondego e Gândara

Associação de Jovens Agricultores do Vale do Mondego

Associação Diogo de Azambuja

Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO)

Jornadas Mundiais da Juventude 2023 | COT Jovem

Terrados

Catarina do Carmo Cruz Lopes | Kebab e hamburgueres

Cristiano Oliveira Costa | Farturas

Elisabete Bento Sardo | Farturas

Fábio Sérgio Teixeira Dallot | Farturas

Rúben Miguel da Silva Sintra | Bifanas e sandes

Tradição Cumprida | Enchidos, presuntos e queijos

Horário tenda Festival:

10/03 | 19h às 02h00

11/03 | 12h às 02h00

12/03 | 12h às 01h00

13, 14 e 15/02 | 2ª a 4ª feira | tasquinhas abertas para almoço (12h00 às 15h00)

| tasquinhas abertas para jantar (19h00 às 23h00)

16/03 | 12h00 às 01h00

17/03 | 12h00 às 02h00

18/03 | 12h00 às 02h00

17/03 | 12h00 às 23h00

Mostra nos Restaurantes Aderentes. 1 a 31 de março

Durante todo o mês de março, as especialidades dos nossos restaurantes aderentes, recheadas de sabores do campo e do rio e de personalidade, vão fazer as delícias de todos!

Mais informações em www.festivalarrozlampreia.pt

Restaurantes:

Café Restaurante O Serrado | Arazede

Meco Restaurante | Arazede

Restaurante O Refúgio do Paúl | Carapinheira

Restaurante Patinhos | Carapinheira

Restaurante A Grelha | Montemor-o-Velho

Restaurante O Marinheiro | Montemor-o-Velho

Restaurante O Mosteiro | Montemor-o-Velho

Restaurante Tasca da Mariana | Montemor-o-Velho

Taberna da Floripes | Montemor-o-Velho

Tia Aninhas Café e Tapas | Montemor-o-Velho

Restaurante O Pimpão | Seixo de Gatões

Casa Arménio | Tentúgal

O Festival em Números

Tenda | Vila de Montemor-o-Velho | 10 a 19 de março de 2023:

4.200 m2 de tenda

5 Tasquinhas

8 Espaços de Bares & Petisqueiras

17 Espaços no Mercado de Produtos Endógenos & Doçaria

9 Espaços de participação institucional

14 Espaços de Artesanato Concelhio

1 Espaço de Comércio e Serviços

6 Terrados

1 Espaço MiniChef

Morlândia

Posto de Venda de Café

No concelho | 1 a 31 de março de 2023:

12 unidades de restauração aderentes

Organização

Município de Montemor-o-Velho

Parceiros Estratégicos

Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

CIM Região de Coimbra

Apoios

Adega Cooperativa de Cantanhede

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego

Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho

DELTA

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

Ernesto Morgado SA

GazMondego

Lacticoop

Novarroz

Colaborações

Associações Concelhias

Juntas e Uniões de Freguesia do concelho

Evento inserido na programação oficial da Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021 – 2022 – “A Million Food Stories”.