Louzantrail regressa este fim de semana à Serra da Lousã

O Louzantrail tem mais uma edição esgotada e conta com a presença da elite nacional e internacional, sem perder a tradição e identidade da Serra da Lousã, este fim de semana, de 3 a 5 de março, na Lousã.

Inês Marques, Margarida Madeira, Inês João, Cátia Fiqueli, Anna Fernandez Bonel e Ainara Uribarri, do lado feminino; e Bruno Silva, Dário Moitoso, Paulo Mesquita, João Cruz, Emanuel Machado, Roberto Baião, Javier Hernando, Miquel Corbera Rubio, Santiago Mezquita, Huub Van Noorden, Claudio Diaz Castan, Markel Urigoitia, Alexandre Blasques e Nicolás Mateos Garrido, do lado masculino; são os candidatos ao pódio nas diferentes distâncias.

O evento arranca no sábado de manhã com o Ultra Louzantrail (43 km com 3000D+) e o Louzantrail XS, com 12 km que percorrem os caminhos e trilhos da Serra da Lousã, passando pelas Aldeias do Xisto do Concelho.

À tarde, serão os mais pequenos a alinhar na corrida dos Raposinhos com distâncias entre os 500 e os 2000 m para crianças entre os 6 e os 14 anos, o dia termina com uma pasta party. No domingo decorrem-se as restantes provas  – Louzantrail, de 29 km com 2000D+, que continua a ser incontornável no calendário das Golden Trail National Series e o Louzantrail Mini, com 18 km e 1350D+.

Os percursos do Louzantrail passam pela zona histórica da Lousã, por antigos caminhos utilizados pelas populações das aldeias, levadas, estradas florestais, ribeiras, numa ode às gentes da região e sua riqueza patrimonial e cultural, que, garante a organização, a cargo do Montanha Clube, se mantém intacta após o evento, ou não fosse a eco-responsabilidade uma das premissas do mesmo.

Muitos dos locais históricos, que evocam outros tempos e têm muitas histórias para contar, podem ser apreciados durante o percurso, mas também nas bases de vida. Destaque para a Catraia, primeiro ponto de abastecimento, do Ultra Louzantrail, sobre a qual a organização tem uma história para partilhar.