Segurança Social já fez inspeção a lar acusado de maus-tratos na Lourinhã

Ainda durante esta manhã, familiares dos utentes deslocaram-se ao lar para perceberem em que condições estavam os idosos, após serem surpreendidos com a reportagem emitida no domingo.

A inspeção ordenada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao lar ‘Delicado Raminho’ já foi realizada.

Dois inspetores da Segurança Social estiveram na instituição das 10h às 13h de hoje, para fiscalizar as condições em que vivem os utentes do lar, mas, para já, não há avanço sobre se há ou haverá algum tipo de medidas a ser tomadas neste caso.

Ainda durante esta manhã, vários familiares dos utentes também se deslocaram ao lar para perceberem em que condições estavam os idosos, após serem surpreendidos com a reportagem emitida no domingo.

Segundo a SIC Notícias, deverá ser enviado um comunicado da Segurança Social aos meios de comunicação social para dar conta das conclusões da fiscalização.

De recordar que a ministra Ana Mendes Godinho fez uma pequena declaração aos jornalistas, esta manhã, confirmando que “houve uma instrução dada para uma inspeção imediata, com caráter de urgente, que está em curso”.

“Nenhum de nós pode tolerar as imagens do ponto de vista de sinalização de situações que têm mesmo de ter atenção”, referiu ainda a governante. Já sobre o pedido da Iniciativa Liberal (IL) para ir ao Parlamento, Mendes Godinho garantiu ainda que “está sempre disponível”.

Os relatos dão conta de que as funcionárias do lar são instruídas a que as luvas de trabalho durem “o máximo possível”, o que faz com que “vários utentes” sejam “tratados com as mesmas luvas”.

“Quem troca a fralda, por exemplo, troca as fraldas de todos os outros utentes com as mesmas luvas”, exemplificou uma das fontes, ilustrando como é prestado o cuidado a estes idosos.

Também a alimentação dos idosos é alvo de queixa, uma vez que, segundo um dos relatos da reportagem da SIC, “o almoço é feito com o resto do jantar, com a sopa do jantar do dia anterior triturada com pão, com água”. Além disso, “as borras do café são utilizadas para fazer o café com leite dos utentes”.

A instituição ‘Delicado Raminho’ trata-se de um lar privado, com capacidade para receber até 78 utentes. De momento, os cerca de 60 idosos que lá residem pagam, em média, 1.500 euros por mês.