Alunos de Góis aprendem a identificar notícias falsas com projeto intermunicipal

Os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas de Góis participaram numa iniciativa pedagógica sobre “fake news”. 

O projeto Realiza.te, promovido nos municípios pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, dinamizou a iniciativa, em estreita parceria com o Agrupamento de Escolas. Através de diversos desafios foram abordadas questões tão pertinentes como: o que são, como combater e identificar, bem como exemplos concretos e reais de “fake news”, o termo usado frequentemente como sinónimo de desinformação e manipulação de informação.

As “fake news” podem dividir-se em 7 categorias diferentes: sátira ou paródia; falsa conexão; conteúdo enganoso; falso contexto; conteúdo impostor; conteúdo manipulado; conteúdo fabricado. Para ajudar a desconstruí-las, o pensamento crítico e a literacia mediática são determinantes. Assim, para identificar notícias falsas devemos considerar as fontes, ler mais, verificar a autoria, recorrer a fontes de apoio, verificar a data, pesquisar sobre o site e a autoria, avaliar os nossos próprios julgamentos e crenças e, por fim, consultar especialistas.

Realiza.te é um projeto de ação territorial que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens. Destina-se a todas as Escolas da Rede Pública dos dezanove municípios da Região de Coimbra, desde alunos, professores, pais, pessoal não docente, entre outros, e tem como meta diminuir o insucesso e o abandono escolar precoce em 10% no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Esta ação é cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.