Poiares assinala Dia Mundial da Árvore com visita à Quinta da Moenda

Espaço da Liga para a Proteção da Natureza considerado refúgio biológico do Concelho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares em parceria com a LPN (Liga para a Proteção da Natureza) e o Agrupamento de Escolas do Concelho, assinalaram o Dia Mundial da Árvore, a 21 de março, com uma visita dos alunos do Centro Escolar de Santo André à Quinta da Moenda.

Recebidos pelo colaborador da LPN, Samuel Vieira, os alunos puderam conhecer a história daquele local mágico. Recorde-se que este local era um espaço rural abandonado, ocupado por altos matos e invadido por espécies exóticas, e que fruto do trabalho incansável desenvolvido ao longo dos anos, está hoje transformado numa floresta considerada como o ‘refúgio biológico de Vila Nova de Poiares’.

Nesta visita à Quinta da Moenda, as crianças puderam aprender como realizar o descasque da acácia, um método que se tem revelado eficaz para eliminar esta espécie invasora, culminando com a simbólica plantação de alguns freixos e ulmeiros, espécies que enriquecerão o património arbóreo do local, repleto de carvalhos, bordos e castanheiros.

Esta iniciativa realizada no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore pretendeu sensibilizar os mais jovens para a necessidade de preservar a natureza, permitindo-lhes compreender a necessidade de proteger o equilíbrio dos ecossistemas naturais.

Paralelamente, esta comemoração pretende alertar a comunidade em geral para a importância da preservação das árvores, fundamental para o equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).