Anadia dedica semana à sustentabilidade ambiental

O Município de Anadia dedicou uma semana à sustentabilidade ambiental, entre 20 e 25 de março, com a iniciativa “Anadia + Limpa, Anadia + Verde”, promovendo várias iniciativas, desde plantação de árvores, até uma recolha de lixo em todo o concelho que envolveu cerca de 500 voluntários.

A semana começou com a plantação de árvores (cerejeiras, carvalhos e tílias) por todos os estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, bem como pelas Juntas de Freguesia.

Numa operação inédita no concelho, decorreu, no passado sábado, por todo o Município de Anadia, uma ação de recolha diferenciada de lixo, envolvendo cerca de 500 voluntários de associações locais, tendo sido recolhidos cerca de 1.200 quilos de lixo, a qual culminou no Vale Santo, em Anadia.

Para celebrar o dia da árvore, a Abimota – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas ofereceu ao Município 50 árvores, entre pinheiros mansos e espécies ribeirinhas, as quais foram plantadas por colaboradores daquela associação, no Parque Urbano de Anadia.

Paralelamente, foram ainda desenvolvidas atividades para sensibilizar a comunidade para a necessidade de preservar e promover a conservação dos recursos naturais, bem como ações de informação e sensibilização sobre gestão de combustível e uso do fogo. Pretendeu-se, desta forma, alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar.

O vereador da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro do Ambiente, Lino Pintado, faz um balanço “muito positivo” desta semana de atividades, considerando que “o Município deu mais um passo importante para a sustentabilidade do meio ambiente, contribuindo para uma Anadia mais limpa e mais verde”, acrescentando ainda que “estas ações pretenderam, por outro lado, sensibilizar a população para a proteção da natureza, reduzindo assim a pegada ecológica no concelho”.

Lino Pintado deixa um agradecimento público a todo os voluntários, juntas de freguesias, associações, escolas, bombeiros voluntários e GNR que participaram e colaboraram com o Município nesta grande jornada ambiental, assim como à Abimota pela oferta das árvores.