Coimbra. Escola de Espírito Santo das Touregas abriu hoje requalificada

Os 39 alunos da Escola Básica de Espírito Santos das Touregas, em Coimbra, começaram o terceiro período com instalações renovadas. Durante a manhã de hoje, 17 de abril, a escola foi reaberta, após cerca de três meses de obras, divulgou em nota de Imprensa o Município de Coimbra.

A autarquia revela que “os 39 alunos, que estiveram na EB de Casais durante a intervenção, voltaram à sua ‘escola de sempre’ que, para além de ter sofrido obras fundamentais na estrutura, possuiu agora novo mobiliário. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e a vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz, estiveram presentes na abertura da escola renovada de Espírito Santo das Touregas.

As obras para requalificar a EB1 do ponto mais alto da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, custaram 61.676,38 euros (IVA incluído)e demoraram cerca de três meses.

“A intervenção visou solucionar um conjunto de patologias existentes, aproveitando a sua adaptação aos requisitos funcionais específicos, através da demolição da cobertura, da execução de cobertura nova sobre vigamento estrutural existente, da reabilitação dos revestimentos de paredes interiores e exteriores (rebocos, pinturas) e dos tetos (rebocos, pinturas), da reabilitação dos pavimentos (execução de betonilha e vinílico) e da substituição de lâmpadas por equipamentos com tecnologia LED.”

O município especifica que “os 39 alunos, distribuídos por duas turmas, encontraram um espaço renovado e colorido, com condições de funcionamento adequadas à sua aprendizagem, adaptadas aos requisitos funcionais específicos dos estabelecimentos escolares, em termos de conforto e de segurança e, ainda, com mobiliário e equipamento novos.”

A obra foi consignada a 28 de dezembro do ano passado à empresa Fachaimper, Lda, tendo sido a fiscalização assegurada pela Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais e a coordenação de segurança pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais, ficando a assistência técnica a cargo da Divisão de Projetos de Edificado Municipal.

No comunicado enviado à TVC, a Câmara de Coimbra revela que “esta escola não foi alvo de qualquer tipo de intervenções de manutenção ou de reparação nos últimos anos, o que conduziu a um estado de profunda degradação das instalações, sendo urgente esta intervenção profunda, mais morosa e que implicou que as crianças fossem temporariamente para a EB de Casais”.

A visita à nova escola contou com a presença, para além do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e da vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz, eleitos em 2021, e dos representantes do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, da Associação de Pais, da UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, assim como dos vários serviços municipais envolvidos nas obras de beneficiação da escola.