Universidade Sénior de Penacova apresentada no centro escolar de Figueira de Lorvão

O novo centro escolar da freguesia de Figueira de Lorvão recebeu simbolicamente, a apresentação da Universidade Sénior de Penacova. A funcionar desde segunda-feira, o equipamento que acolhe as crianças do primeiro ciclo da freguesia, será também um espaço onde vão conviver várias gerações.

A Universidade Sénior, um projeto dos pelouros da educação e ação social do município, terá como pilares as oficinas “Letras Prá Vida”, da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e o projeto VirtuALL, da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

“A conjugação das oficinas do ‘Letras Prá Vida’ com as novas tecnologias disponibilizadas pelo VirtuALL permitem disponibilizar à população sénior do concelho de Penacova uma oferta diversificada e de qualidade”, explicou Carlos Sousa, vereador da educação e ação social.

“É um projeto que arranca em Figueira de Lorvão aproveitando as excelentes instalações do novo centro escolar, mas o objetivo é estender a oferta a outras freguesias”, adiantou o presidente da câmara municipal, Álvaro Coimbra, que conhece bem o trabalho das equipas da ADELO e da ESEC – “são duas instituições e dois projetos de ensino para adultos que se complementam”, disse o autarca.

Dina Soeiro, docente da Escola Superior de Educação de Coimbra e coordenadora do “Letras Prá Vida”, explicou os conteúdos que serão disponibilizados na Universidade Sénior: “alfabetizar com o coração é o nosso lema! Trazemos oficinas de letras, teclas, músicas, livros, passeios e tudo os que os nossos seniores quiserem acrescentar. O objetivo final é conviver, aprender e, sobretudo, combater o isolamento e a solidão”.

O VirtuALL, que atua no território dos seis municípios da AD ELO desde 2019, consiste em soluções de estimulação física e cognitiva através de soluções tecnológicas como a realidade virtual, jogos 2D e 3D e realidade aumentada.

A sessão de apresentação da Universidade Sénior de Penacova contou com a presença do grupo musical Trigo Maduro, do Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão. 

Os trabalhos da Universidade Sénior de Penacova têm início a 26 de abril. As inscrições estão abertas nos serviços de educação e ação social do município, junto às piscinas de Penacova, e no Centro de Bem Estar Social de Figueira de Lorvão.