PJ de Leiria detém dois suspeitos de burla a idosos

A Polícia Judiciária de Leiria anunciou hoje a detenção de dois suspeitos de burlarem idosos, que acusavam as alegadas vítimas de terem responsabilidade em acidentes de viação, em Tomar, no distrito de Santarém.

Segundo um comunicado, a PJ informou que os arguidos “provocavam pequenos danos em veículos, simulando acidente de viação e depois abordavam esses condutores a quem imputavam a responsabilidade do sinistro”.

Em todos os casos, “o público-alvo eram pessoas especialmente vulneráveis, em virtude da idade avançada, a quem exigiam de forma persuasiva, insistente e impetuosa o pagamento imediato de quantias monetárias, supostamente para fazer face a possível reparação”.

A PJ acrescentou que se as vítimas não tivessem na sua posse as quantias exigidas, os suspeitos “sugeriam e acompanhavam-nas ao multibanco mais próximo para efetuarem levantamentos em numerário”.

O Departamento de Investigação Criminal de Leiria, “no seguimento de uma queixa recebida, em setembro passado, e da investigação entretanto desenvolvida, cumpriu mandados de detenção emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Tomar, detendo dois homens, fortemente indiciados pela prática do crime de burla qualificada”.

Além da denúncia inicial, a PJ adiantou que durante a investigação foi referenciada outra vítima, “não olvidando a possibilidade da existência de mais”.

Um dos arguidos possui antecedentes criminais, tendo já cumprido pena de prisão.

Os detidos, de 46 e 30 anos, serão presentes ao juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.