O Baixo Mondego Motorfestival realiza-se no fim de semana, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, com ‘drift’, uma pista de todo-o-terreno, uma exposição automóvel e animação musical.
“Este ano a novidade é uma pista de todo-o-terreno, também com várias viaturas em demonstração”, disse hoje na conferência de imprensa de apresentação do festival, o presidente da Asphalt Emotion Club, Marco Amaral.
A oitava edição do evento terá uma componente de exposição com automóveis clássicos, desportivos e carros alterados, já que o conceito é juntar o “clássico com o moderno”.
A iniciativa conta com uma vertente de ‘drift’ com mais de 35 pilotos, muitos deles do campeonato nacional, uma zona com mais de 60 expositores ligados ao setor automóvel e uma área de ‘street food’.
“Temos literalmente stands de norte a sul do país. Somos uma associação da Carapinheira [localidade do concelho de Montemor-o-Velho]. Nós procuramos sempre congregar as outras associações e juntá-las a nós. Portanto, temos algumas coletividades, tanto da freguesia como do concelho, a colaborarem connosco”, adiantou.
Os automóveis que vão ser expostos foram todos selecionados para estar no evento, mediante uma inscrição que ocorreu, por isso as pessoas não podem participar na iniciativa expondo o seu próprio carro naqueles dois dias.
Este ano, quer em exposição, em ‘stands’ e em prova vão estar presentes cerca de 400 automóveis de várias marcas.
O Baixo Mondego Motorfestival é organizado pelo Asphalt Emotion Club em colaboração com a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, e conta com a parceria do Clube Alfa Romeo de Portugal.
“Todos os eventos são importantes em Montemor. Este [evento] é a exploração de todos os segmentos de ‘mercado’ em que podemos dar uma oferta diferenciada e aqui neste espaço, que é o Centro Náutico”, afirmou o vereador com o pelouro do Desporto, Décio Matias.
As atividades previstas, como o ‘drift’ e a exposição, dão “um complemento ao Centro Náutico que é mais conhecido pela canoagem e pelo remo, quando temos grandes potencialidades para explorar em todos os segmentos”, sustentou o autarca.
Coincidentemente a marca Alfa Romeo vai comemorar, com um programa próprio para associados, os 113 anos de existência da marca, os 100 anos do modelo quadrifoglio e os 40 anos do modelo alfa 33.
“O objetivo do evento, no fundo, é promover a nossa terra, o Baixo Mondego, o Centro Náutico, através de um gosto que nós temos, que é os automóveis e os veículos motorizados”, sublinhou, Marco Amaral.
A organização preparou duas surpresas – a presença de uma ceifeira e ainda de ‘hovercraft’ de Fórmula 1.
A edição de 2023 permitirá ao visitante votar no seu carro favorito, sendo que o automóvel mais votado vai receber uma lembrança.
No ano passado o Baixo Mondego Motorfestival atraiu cerca de 15 mil visitantes e dado ao ‘feedback’ sentido até ao momento, o presidente da Asphalt Emotion Club perspetiva a vinda de “muito mais gente”.
O programa completo pode ser consultado na rede social Facebook do Asphalt Emotion Club.
A entrada é de três euros para um dia ou cinco euros para os dois dias.