Portugal chegou a meio da fase de qualificação para o Campeonato da Europa da UEFA (ECQ) com um registo impecável (V5, GM15, GS0) ao vencer a Eslováquia por 1-0 na sexta-feira à noite. A seleção portuguesa é tudo menos uma “equipa de dois homens”, mas Bruno Fernandes ou Cristiano Ronaldo marcaram em todos os cinco jogos disputados, o que permitiu ao treinador Roberto Martínez começar bem o seu reinado, depois da desilusão com Fernando Santos nos quartos de final do Campeonato do Mundo do ano passado.
Depois de duas vitórias consecutivas por 1-0 fora de casa, Portugal regressa agora à ação em casa. A confiança dos campeões europeus de 2016 estará em alta, depois de terem vencido os seus últimos três jogos em casa sem sofrer golos e de terem vencido todos os nove jogos em casa contra o Luxemburgo também sem sofrer qualquer golo.
A seleção luxemburguesa já superou as expectativas ao vencer três jogos da fase de qualificação pela primeira vez desde a sua tentativa de chegar ao Euro 1996, e ocupa agora o terceiro lugar do Grupo J após a vitória de sexta-feira por 3-1 sobre a Islândia. Pela primeira vez desde setembro de 2018, os homens de Luc Holtz alcançaram três vitórias internacionais consecutivas e só estão atrás da segunda classificada Eslováquia na diferença de golos (V3, E1, D1).
A viagem ao Algarve parece ainda um pouco difícil, tendo em conta as 80 posições que separam as seleções no ranking da FIFA (Portugal: 9, Luxemburgo: 89), uma vez que os Red Lions procuram um inédito terceiro jogo consecutivo fora de casa na qualificação sem derrotas (V1, E1). A vitória por 2-0 na Bósnia-Herzegovina, em junho, pôs fim a uma sequência de 16 jogos fora de casa sem vencer (E2, D14).
Jogadores a observar: Depois de ter marcado no dia do seu 29º aniversário contra a Eslováquia, Bruno Fernandes tem agora três contribuições para golos (G2, A1) nas suas últimas três participações pelo clube e pela seleção, e marcou por Portugal contra o Luxemburgo aqui em 2021. Dez anos mais novo do que Fernandes, Yvandro Borges Sanches está a dar nas vistas depois de ter marcado nos dois últimos jogos do Luxemburgo.
Hot stat: Portugal marcou um golo após o minuto 75 em cada um dos últimos sete confrontos com o Luxemburgo (V7).